Comprar ou alugar bikes e patinetes elétricos?

Comprar ou alugar equipamentos elétricos para mobilidade, tais como patinetes, bicicletas e skates, está em constante expansão no Brasil.

 

A prática de locação destes produtos por determinado período de tempo torna-se cada vez mais comum, especialmente para conquistar mais adeptos a formas de transporte sustentáveis. No entanto, a longo prazo, os gastos do consumidor superam o valor de um equipamento novo e próprio.

Segundo dados extraídos das principais locadoras de bicicletas elétricas no Brasil (em sua maioria, na grande São Paulo), o investimento médio em aluguéis mensais dos produtos é de R$ 350,00. É comum a opção de planos com pagamento mensal, trimestral, semestral ou anual.

Para Lucas Zeferino, head de marketing da Two Dogs, fabricante nacional de produtos elétricos, existem diversos fatores que influenciam a decisão e os gastos com os equipamentos. “É uma questão de acesso. Atualmente, eles só estão em grandes regiões”, afirma Zeferino.

A possibilidade de alugar um equipamento elétrico por períodos limitados é uma prática em difusão pelo país.

Portanto, ainda não está acessível de forma igualitária para todos, concentrando-se, principalmente, em grandes cidades e capitais. Além disso, o head de marketing da Two Dogs considera outra fator a ser observado: a frequência de uso.

É preciso avaliar quantas vezes por ano, em média, o produto será utilizado, e para quais fins. Existem adeptos aos equipamentos elétricos que os utilizam para se locomover ao trabalho, às instituições de ensino, dentre outros. Para estes grupos, Zeferino explica que a melhor solução e custo benefício, a longo prazo, é comprar seu próprio equipamento. Assim, a flexibilidade e segurança da aquisição própria também contam como vantagens para a compra de produtos.

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a fabricação de bicicletas elétricas no Brasil aumentou 5,4% em 2022 em relação ao ano anterior.  Portanto, soluções inteligentes e sustentáveis estão sendo discutidas com o grande aumento no número de adeptos.

 

Comprar ou alugar bikes e patinetes elétricos?
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.