Diferenças da eletromobilidade vão além da inovação

Diferenças da eletromobilidade vão além da inovação. Mercado de veículos híbridos e elétricos está em constante crescimento

 Por André Campos, CEO da For You Fleet, empresa que promove soluções em locação de veículos por assinatura para pessoas físicas e a terceirização de frotas executivas para empresas.

Quando falamos sobre mobilidade, sem dúvidas, os carros híbridos e elétricos são destaque do momento. A utilização destes modelos vem crescendo cada vez mais. Segundo a ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, de janeiro a agosto deste ano, 5.895 carros elétricos foram vendidos no Brasil. Isso representa 12,2% do total de modelos eletrificados (incluindo híbridos) e 0,44% do total de automóveis comerciais leves vendidos no mesmo período. Ainda de acordo com o levantamento, dentre os modelos mais vendidos estão alguns lançamentos que ajudam a chamar a atenção e a tornar os veículos elétricos mais conhecidos, como o Volvo XC40, BYD Song Plus, BYD Yuan Plus, BYD Dolphin e o GWM Haval.

Tenho acompanhado o quanto os brasileiros estão dando mais preferência a este tipo de veículo.

Afinal, um carro híbrido ou elétrico utiliza baterias recarregáveis, enquanto os carros a combustão dependem dos combustíveis fósseis. Além disso, há uma diferença entre os tipos de motor. Enquanto o carro elétrico depende totalmente da energia elétrica, o híbrido precisa da eletricidade para potencializar a performance do carro e diminuir a emissão de gases CO2. Além disso, vale destacar que existem variações da velocidade de carregamento de um híbrido e elétrico, que pode ser feita por meio de carregadores semi-rápidos, rápidos e ultra rápidos. Sem dúvidas, estes pontos agregam muito na escolha dos motoristas.

Outro fator decisivo é o fato de que um carro híbrido ou elétrico não emite CO2 e é mais silencioso. Com relação ao desempenho, se o veículo a combustão é mais rápido, o elétrico se diferencia pela força.

Economicamente falando, há a otimização de custos no dia a dia, já que com o que se paga para rodar 1 km no automóvel à combustão, é possível rodar 4 km em um veículo elétrico. Outra vantagem é a diminuição da manutenção, já que um motor de veículo elétrico ou híbrido tem menos peças e não exige troca de óleo, por exemplo.

Além disso, há menos impacto ambiental, isenção de rodízio na cidade de São Paulo e a praticidade ao dirigir, o que proporciona novas experiências, mais modernas e práticas aos motoristas. Sem contar que no Brasil por enquanto, há a isenção de impostos na importação desses veículos e alguns estados brasileiros já concederam isenção de IPVA para esses tipos de automóveis. Ou seja, seus proprietários podem circular pela cidade no dia e horário que desejarem.

Mas, vale verificar as regras que se aplicam pelo governo de cada cidade.

Isso nos faz concluir que, sem dúvidas, a eletromobilidade faz cada vez mais parte da nossa realidade. Com a maioria dos pontos positivos, acredito que este mercado irá continuar recebendo investimentos e melhores condições de negociação. Assim, os carros híbridos e elétricos se tornarão mais comuns no Brasil. Para um país que quer cada vez mais tomar a liderança na discussão das questões ambientais, apostar em uma categoria de veículos que emitam menos CO2 na atmosfera é um bom ponto de partida, e uma ótima propaganda para as ações que estão sendo ou serão tomadas nos próximos anos.

Sobre a For You Fleet

A For You Fleet promove soluções em locação de veículos por assinatura para pessoas físicas e a terceirização de frotas executivas para empresas, tendo como diferencial o serviço premium, onde o cliente pode alugar um carro customizado, de acordo com sua necessidade ou preferência, somando com a segurança e comodidade proporcionada pela qualidade de um atendimento diferenciado e de um alto nível de serviço prestado.

Sem contar que a empresa é pioneira na implantação do conceito de cashback no segmento de locação, através de aceitar o veículo seminovo do cliente como forma de abatimento no contrato. Além disso, a excelência na prestação dos serviços somada ao crescimento em 2022 fez com que a For You Fleet fosse premiada no ranking negócios em expansão, da Revista Exame, juntamente com o BRG Pactual e a PWC.

 

Diferenças da eletromobilidade vão além da inovação. 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.