Falta de conhecimento limita carro por assinatura

Falta de conhecimento limita carro por assinatura. Desconhecimento sobre modelo de negócio é principal barreira para crescimento do carro por assinatura, revela pesquisa da Localiza&Co

Estudo mostra que, apesar da baixa familiaridade com o serviço, há grande potencial de expansão no país, com forte interesse das novas gerações e maior engajamento entre os Millennials

A Localiza&Co traz novos insights de seu estudo “Mobilidade Através das Gerações”. O levantamento, realizado em 2024 com 1.600 brasileiros acima de 18 anos em todas as regiões do país, por meio de um painel da Offerwise, revela como as diferentes gerações enxergam o carro por assinatura, solução que tem conquistado atenção como alternativa à posse tradicional de veículos.

O carro por assinatura é uma modalidade em que o cliente paga uma mensalidade fixa para ter acesso a um veículo 0 km, com serviços como manutenção, seguro e impostos já incluídos.A proposta oferece praticidade, previsibilidade e elimina preocupações como revenda e desvalorização, além de não exigir valor de entrada.

Apesar de o conceito de assinatura ser familiar em outras áreas, como streaming, sua aplicação no setor automotivo ainda encontra barreiras. Segundo o estudo da Localiza&Co, 31% dos entrevistados afirmaram que poderiam optar por essa solução. O principal motivo para a adesão ainda tímida é o desconhecimento sobre o modelo de negócio: o levantamento aponta que 46% daqueles que não optariam pela assinatura (seja porque nunca consideraram ou porque já cogitaram assinar, porém desistiram) disseram não entender bem como o serviço funciona, o que gera insegurança na decisão.

Contudo, o que parece ser uma barreira é também uma grande oportunidade.

O estudo revela um interesse latente em aprender mais sobre o modelo, com todas as gerações demonstrando abertura à solução: 51% da Geração Z, 46% da Geração Y (Millennials), 47% da Geração X e 45% dos Baby Boomers já consideraram a assinatura em algum momento. Esses dados acompanham a expansão do setor: segundo a ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), a frota dedicada à locação por assinatura cresceu 44% em 2024.

 

“Sabemos que o carro é um instrumento importante para que os brasileiros possam realizar sonhos e objetivos. A pesquisa nos direciona para entendermos diferentes modelos de negócios que garantam o acesso ao carro para diversos perfis e necessidades. A assinatura tem se provado uma opção viável e promissora e, com este estudo, temos ferramentas valiosas para que essa solução evolua e se torne cada vez mais assertiva para as pessoas”, explica Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co.

Entre as gerações, os Millennials (Geração Y) se destacam como os mais engajados:

33% ainda consideram ativamente a assinatura como alternativa para ter um carro, enquanto apenas 13% dos entrevistados confessam já ter pensado na ideia, porém desistiram com o passar do tempo.

Já a Geração Z, por sua vez, também considera fortemente a assinatura como meio para contar com um veículo (31%). Porém é a que mais desiste da ideia (20%), com 54% deles alegando a preferência pela posse do veículo como principal motivo. Desta forma reforça que o sonho do carro próprio ainda é forte entre os mais jovens.

Dentre as razões que fazem os brasileiros considerarem a assinatura, destacam-se:

custo-benefício (71%), a possibilidade de ter um carro 0 km todo ano (41%), conforto (37%), não se preocupar com a revenda (34%) e a praticidade nas manutenções (32%).

Os entrevistados podiam assinalar mais de uma alternativa.

O estudo aborda desde a escolha dos meios de transporte no dia a dia até as expectativas para o futuro da mobilidade urbana no Brasil. Destacando a importância de fatores como sustentabilidade e tecnologia. A pesquisa possui margem de erro de 2,5% e índice de confiança de 95%, com representatividade de idade, gênero, região e classe social. Foram entrevistadas pessoas das gerações Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z. O que oferece um panorama valioso sobre as tendências que moldam o futuro da mobilidade no país.

Sobre a Localiza&Co

Uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa. A companhia traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação. Sempre com o foco na geração de valor e com visão de longo prazo.

Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como líder de mercado. Atualmente é uma das 25 marcas mais valiosas do país. O compromisso em superar as expectativas dos clientes, aliado à excelência operacional, permite à Localiza oferecer uma variada gama de soluções de mobilidade. São mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos em 7 países da América Latina, além da forte presença digital.

Falta de conhecimento limita carro por assinatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.