Financeiras indicam recuperação lenta no mercado

Empresas financeiras que operam no segmento automotivo enxergam como inevitável a queda do consumo de veículos no País, em função do cenário criado pela pandemia, que deve provocar desemprego e redução da massa salaria: “Renda é o que conduz o crédito no mercado”, disse Rodrigo Capuruço, diretor da Volkswagen Financial Services, o braço financeiro da montadora, em apresentação online organizada pela Easy Carros na quinta-feira, dia 23.

Ainda que projeções acerca da retomada do mercado seja no qual poucos se arriscam a opinar, há consenso sobre uma retomada do consumo, lento e no longo prazo, o que deve produzir reflexos na aquisição de crédito por pessoas físicas e jurídicas. No entanto o executivo disse que o momento para aqueles que precisam de recursos é o de organização da operação:

Seja uma locadora ou uma pessoa física, o importante é estruturar as finanças para tornar viável o crédito. No caso das empresas focar no resultado operacional é importante porque representa robustez, a partir da qual se pode ter previsibilidade de retorno para quem concede crédito“.

Quem necessita de crédito para operações de curto prazo, segundo Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú responsável pela área de veículos, consegue a contratação em condições de juros melhores do que aqueles que demandam financiamento mais longos:

Financiamento mais longo está caro. Quando avaliamos um pedido de crédito não consideramos apenas a taxa básica, que está baixa. Com a questão da possível queda da renda o spread aumenta nos compromissos financeiros mais longos. Sem contar a tributação sobre a operação financeira que aumentou enquanto a taxa Selic caiu“.

O executivo do Itaú também acredita que a recuperação do mercado “não será em V como afirmou Paulo Guedes [ministro da Economia], mas em formato de L “com a perna longa indicando recuperação lenta“.

A queda do volume de veículos financiados no País já pode ser observada em março, um reflexo imediato provocado pela pandemia, que interrompeu a produção de veículos e fechou as concessionárias. De acordo com balanço da B3 no mês foram financiados 434,8 mil unidades, resultado que representa retração de 3% ante março de 2019.

Fonte: https://www.autodata.com.br/noticias/2020/04/24/financeiras-indicam-recuperacao-lenta-do-mercado/31003/

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.