FYF: Terceirização de frotas para empresas

FYF: Terceirização de frotas – Economia e mobilidade para sua empresa

Por André Campos, CEO da For You Fleet

Recentemente, a consultoria Mordor Intelligence realizou um levantamento sobre a terceirização de frotas em todo o mundo. O estudo intitulado “Mercado de Soluções de Gerenciamento de Frota” revelou que, até 2026, teremos um crescimento anual de 15,34% no segmento. Sem dúvidas, este aumento é resultado da economia que este serviço gera para as empresas, que pode chegar a até R$ 2 mil mensais para cada veículo, sem contar as facilidades ao fugir de burocracias com documentos, multas e outras atividades que envolvem a gestão da própria frota.

Além disso, geralmente, para conquistar uma frota própria, a empresa precisa de  um aporte de capital. Quando opta pela terceirização, além de não precisar deste aporte, ele pode  alocar o dinheiro para o que realmente é core na operação.

Neste ponto, gostaria de destacar que, quando uma companhia opta por veículos próprios, toda a manutenção, burocracias e encargos ficam por conta da empresa.

Sem contar que, quanto maior a frota, mais desafios o gestor terá para mantê-la. Além de controlar o uso por parte dos colaboradores, monitorar orçamentos, enfrentar a depreciação, ter o crédito de PIS e Cofins e poder abater a fatura da locação no valor do Imposto de Renda, obtendo uma economia superior a 30%. Na terceirização de frotas, a locadora assume essas preocupações.

Como CEO de uma empresa que promove soluções para terceirização de frotas, posso afirmar que cada vez mais companhias estão fechando contratos por conta da economia. Mas também pela questão da mobilidade dos colaboradores, tendo em vista as vantagens técnicas e operacionais que este serviço proporciona. Além de que, é uma forma de incentivar e valorizar os colaboradores, que terão sempre um veículo em ótimas condições à disposição para realizar os deslocamentos durante o expediente, sem precisar utilizar o próprio carro ou transportes pagos.

No entanto, para evitar transtornos, é importante que o contratante tenha em mente que a terceirização de frotas tem como objetivo atender todas as necessidades da empresa, que vão além da mobilidade dos colaboradores. Por isso, deve oferecer uma boa estrutura operacional para poupar o tempo, facilitando o acesso a serviços e pronto atendimento em caso de imprevistos com os veículos.

Sendo assim, é indispensável optar por uma empresa que atue com transparência, informando a companhia sobre a situação dos veículos. Incluindo se há necessidade de revisar, como está a gestão das multas, o consumo do combustível e a utilização por parte dos colaboradores da companhia. Além de contar com uma equipe estruturada e qualificada para esclarecer dúvidas, necessidades e solicitações dos usuários. Além disso, é crucial ter  um carro reserva à disposição para o caso de eventualidades com o modelo contratado.

Outros serviços essenciais são a assistência 24h, gestão de multas, seguros, manutenção preventiva e corretiva, troca de pneus, cobertura de danos materiais e corporais com valores diferenciados e gestão de segurança.

E, por falar em segurança, há a possibilidade de aderir à terceirização de frotas com veículos blindados. Sem dúvidas, essa modalidade é também uma forma de a empresa demonstrar a preocupação em proteger os executivos além dos limites dos portões da companhia.

Enfim, para garantir o sucesso da terceirização de frotas, não basta só entregar um bom carro. É preciso garantir e efetuar todos os pontos que citei acima. E para o gestor da empresa que irá contratar os serviços, a dica é escolher uma locadora que tenha comprometimento e seriedade. E que verdadeiramente seja um parceiro da empresa e não uma burocracia a mais.

Neste ponto, um dos diferenciais que acredito e invisto fortemente aqui na For You Fleet, é o serviço de concierge. Garante ao cliente um atendimento premium e humanizado, personalizado com acesso a mais informações, apoio, dúvidas e outras eventualidades que possam surgir.

Sobre a For You Fleet

For You Fleet promove soluções em locação de veículos por assinatura para pessoas físicas e a terceirização de frotas executivas para empresas. Tem como diferencial o serviço premium, onde o cliente pode alugar um carro customizado, de acordo com sua necessidade ou preferência. Isso somado com a segurança e comodidade proporcionada pela qualidade de um atendimento diferenciado e de um alto nível de serviço prestado.

Sem contar que a empresa é pioneira na implantação do conceito de cashback no segmento de locação, por meio de aceitar o veículo seminovo do cliente como forma de abatimento no contrato. Além disso, a excelência na prestação dos serviços somada ao crescimento em 2022 fez com que, consequentemente,  a For You Fleet fosse premiada no ranking negócios em expansão, da Revista Exame, juntamente com o BTG Pactual e a PWC.

FYF: Terceirização de frotas é economia e mobilidade para empresas

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.