Locação de veículos: por que o segmento está em alta no Brasil

Locação de veículos: por que o segmento está em alta no Brasil

Um dos segmentos mais importantes no mercado brasileiro, o serviço de locação de veículos vem crescendo ano a ano. Cumprindo um papel muito relevante, a locação de veículos oferece facilidades para uma vasta gama de finalidades, seja a formação de uma frota empresarial, seja para o motorista privado que busca o carro ideal para viajar.

O crescimento em números

Um dos indicativos do crescimento desse segmento é o aumento do número de veículos adquiridos pelas locadoras. Segundo a ABLA, Associação Brasileiras de Locadoras de Automóveis, as empresas de locação devem somar até o final do ano de 2024 cerca de 620 mil automóveis adquiridos. O montante representa 5% de crescimento, na comparação com o ano anterior.

Em 2023, as locadoras já haviam batido recorde de faturamento bruto. Em um ano, houve um aumento de 22%, passando de R$ 36,8 bilhões para R$ 44,9 bilhões ao final do ano, também segundo a ABLA. São cerca de 75 milhões de clientes atendidos, um aumento de 10%, quando comparado com o ano anterior, o mesmo percentual em postos de trabalho gerados pelo setor, chegando a perto de 90 mil.

Além disso, as empresas de locação adquiriram cerca de 25% de toda a produção de carros zero-quilômetro comercializados pelas montadoras. Esse número vem se mantendo ano a ano, segundo a Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Nesse sentido, elas têm sido importantes para absorver e incentivar a produção automotiva nacional.

Motivos por trás do sucesso

Uma das principais razões pelo sucesso da locação de veículos é a percepção por parte dos consumidores de que alugar é mais vantajoso que comprar. Na prática, pagar só pelo que vai usar é melhor do que adquirir definitivamente um bem que só tende a depreciar. Esse tem sido o entendimento de empresas, pessoas comuns e até mesmo de órgãos públicos, segundo o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré.O cenário para a locação ainda é mais favorável quando comparado com os custos de se comprar um carro. Comprar se tornou nove vezes mais caro de uns para cá, sem contar todos os custos com documentação e manutenção. E, para as empresas, alugar se tornou uma solução especialmente vantajosa.

Afinal, alugar proporciona menos burocracia, o que representa tempo de sobra, que pode ser dedicado para o que realmente importa. Além disso, a frota pode ser sempre renovada, e a variedade de modelos disponíveis permite optar entre um veículo específico para uma reunião de negócios ou mesmo um modelo mais adequado para uma viagem até um fornecedor ou cliente.

O destino do segmento

Para o futuro, a projeção da associação é de que o carro por assinatura seja um dos segmentos que mais crescerá. Hoje, cerca de 44% da frota dos veículos de locadoras já está  destinada para esta finalidade. Contudo, a locação de veículos segue sendo a principal modalidade. No mais, o segmento segue com tendência de alta para os próximos anos, movida principalmente pelos investimentos em tecnologia e inovação.

Locação de veículos: por que o segmento está em alta no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.