Locadoras impulsionam mercado de caminhões

Locadoras impulsionam mercado de caminhões no Brasil com compras 38,9% maiores em 2023. O setor de locação de veículos pesados registra crescimento expressivo e frota chega a 42.712 unidades

As locadoras de veículos no Brasil tiveram um ano de 2023 memorável no mercado de caminhões. De acordo com dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), as empresas do setor compraram 10.211 caminhões durante o ano, um aumento de 38,9% em relação às aquisições feitas em 2022. Portanto, esse crescimento impulsionou a participação das locadoras no mercado total de caminhões no Brasil, alcançando 9,4% das vendas em 2023.

Com esse desempenho positivo, a frota de caminhões nas mãos das locadoras brasileiras chegou a 42.712 unidades, um aumento de 19,6% em comparação com 2022. Esse cenário demonstra a expansão da terceirização de frotas de caminhões no país, prática já comum em mercados como Europa e Estados Unidos.

Volkswagen, Mercedes-Benz e Volvo dominam mercado

Mercedes-Benz anuncia locação de caminhões no Brasil. A Daimler Truck Financial Services (DTFS), anunciou a entrada no mercado de locação...

A Volkswagen se destaca como a marca mais presente na frota das locadoras, com 48% dos caminhões. Em segundo lugar, a Mercedes-Benz detém 32,8% do mercado, seguida pela Volvo, com 7,7%. Entre as compras realizadas em 2023, a Volkswagen também liderou, com 51,9% dos caminhões adquiridos pelas locadoras. A Mercedes-Benz ficou em segundo lugar (26,1%) e a Volvo em terceiro (8,6%).

Contratos de locação com prazos extensos

Vale ressaltar que os contratos de locação de caminhões geralmente possuem prazos extensos, variando entre 12, 24 e 36 meses. Essa característica contribui para a estabilidade do mercado e para a planejamento estratégico das empresas do setor.

Potencial de crescimento ainda maior

O vice-presidente da ABLA, Paulo Miguel Júnior, afirma que o mercado de locação de caminhões no Brasil ainda tem um grande potencial de crescimento. Ele destaca a necessidade de maior colaboração entre as locadoras e as fabricantes de caminhões para atender às demandas do mercado de forma ainda mais eficiente.

Dados da pesquisa:
  • 10.211: Número de caminhões comprados por locadoras em 2023 (crescimento de 38,9% em relação a 2022).Pesados Localiza expande portfólio da L&CO com frente de negócios voltada para aluguel de caminhões, com alto potencial de crescimento
  • 9,4%: Participação das locadoras no mercado total de caminhões vendidos no Brasil em 2023.
  • 42.712: Total de caminhões na frota das locadoras brasileiras (crescimento de 19,6% em relação a 2022).
  • 48%: Porcentagem de caminhões da Volkswagen na frota das locadoras.
  • 32,8%: Porcentagem de caminhões da Mercedes-Benz na frota das locadoras.
  • 7,7%: Porcentagem de caminhões da Volvo na frota das locadoras.

Informações adicionais:

  • A pesquisa foi realizada pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).
  • Os dados são referentes ao ano de 2023.

Locadoras impulsionam mercado de caminhões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.