Mobi7, da plataforma Localiza&Co, ganha escala e gera valor
Mobi7, da plataforma Localiza&Co, ganha escala e gera valor para a Companhia a partir da coleta e análise de dados
Empresa especializada em gestão de frotas cresceu 45 vezes em três anos com apoio dos serviços em nuvem e inteligência artificial da AWS
A Mobi7, empresa da Localiza&Co especializada em gestão de frotas, tem 100% de sua operação apoiada nos serviços da Amazon Web Services (AWS) desde sua fundação, em 2017. E graças aos serviços em nuvem e de inteligência artificial, tem ampliado a geração de valor para o negócio com a coleta e análise de dados em larga escala.
Nos últimos três anos, a empresa viu seus serviços de gestão de frotas por meio da telemetria crescerem 45 vezes. Com a tecnologia da AWS, a Mobi7 ampliou sua capacidade de monitorar quilômetros rodados, mapear compartilhamento não autorizado de veículos e reduzir o índice de acidentes, pois com o processamento de dados é possível levantar informações sobre os veículos encaminhados para manutenção.
Eficiência operacional
Houve ainda melhora na eficiência operacional. A linha de custos com recuperação de veículos teve uma redução de 95%, devido à evolução em processos e na gestão de riscos e fraudes, permitindo que a empresa pudesse priorizar outras frentes de negócio. A recuperação de veículos roubados, por exemplo, caiu de 20 para 7 dias, a taxa de inadimplência recuou em 80% no aluguel de veículos e a de acidentes por quilômetros rodados em 50% no segmento de motoristas por aplicativo.
“O principal desafio nesse cenário de crescimento acelerado foi garantir a escalabilidade da arquitetura em um curto período e acompanhar o rápido crescimento da operação – que saiu de média de mil serviços por mês para mais de 40 mil e uma base de veículos conectados de 8 mil para mais de 430 mil. Isto só foi possível devido à automação das atividades operacionais e escala tecnológica de ingestão de dados e processamento em tempo real, proporcionada pela nuvem AWS”, explica Ricardo Novo, CEO da Mobi7 e diretor de Telemetria da Localiza&Co.
Além da escalabilidade, a adoção da nuvem da AWS permitiu que a startup pudesse desenvolver tecnologias de forma independente, sem se preocupar com a infraestrutura física ou a necessidade de contratação de pessoal especializado para manutenção dos equipamentos.
Foram esses resultados e a efetividade no processo de gestão de frotas que deram visibilidade à startup e despertaram interesse da Localiza&Co, que a adquiriu em 2020. Antes da chegada da L&CO, a Mobi7 trabalhava com uma frota com menos de 10 mil veículos conectados aos seus serviços e monitorados remotamente. Hoje, são mais de 430 mil e a expectativa é seguir aumentando de forma robusta com o uso da ferramenta e chegar a meio milhão de veículos conectados até o próximo ano.
IA gerando valor
A adoção de Inteligência Artificial também tem ajudado a gerar valor para o negócio, especialmente na melhora da experiência do cliente, uma vez que é possível processar bilhões de pacotes de dados e regras de negócio todos os meses, ajudando a identificar padrões de comportamento e necessidades.
Por meio dos veículos conectados é possível identificar como o motorista dirige, se usa o cinto de segurança, qual o nível de combustível e se o veículo se envolveu em um acidente, por exemplo. Neste caso, a tecnologia estima inclusive a gravidade e se é necessário um serviço de emergência. Para o cliente, a experiência se torna mais segura e personalizada. Por meio do score – hoje o NPS é de 79 , patamar considerado de excelência – a empresa pode oferecer benefícios aos melhores motoristas.
“Esse projeto representa uma inteligência de negócio poderosa, desenvolvida com o objetivo de aprimorar a experiência do cliente e gerar valor. A partir da análise e do processamento avançado de dados, que por sua vez geram insights, a Mobi7 passou a oferecer soluções eficientes às nossas operações, impulsionando o negócio e ajudando a fortalecer a posição da Localiza&Co no mercado”, afirma Novo.
A Mobi7 trabalha com uma base de dados crescente, na ordem de 300 gigabytes por dia, analisando uma ampla gama de informações, como a entrada e saída de veículos de determinadas áreas, o uso de velocidades acima do permitido, entre outros aspectos. Também processa cerca de 1,3 trilhão de regras de negócio por mês.
“Com o uso da nuvem, a Mobi7 conseguiu não apenas enxergar novas oportunidades para aprimorar seus processos e gerar mais valor, mas também planejar e ampliar suas frentes de atuação, visando, principalmente, os ganhos de produtividade e a redução de custos. Isso mostra como a experiência com a tecnologia da AWS é capaz de impulsionar o sucesso de qualquer empresa em sua jornada de transformação digital”, diz Cleber Morais, Managing Director, AWS Global Sales LATAM.
Potencial futuro
Para o futuro, a startup enxerga oportunidades para aprimorar processos tecnológicos por meio do uso combinado de dados já disponíveis e os que serão imputados em sua base. Essa base é ancorada numa plataforma IoT (Internet das Coisas) de serviços e soluções de gestão de frotas que fornece maior capacidade de rastreamento e monitoramento em tempo real, com gestão mais acurada e baseada em dados e estatísticas.
Telemetria e gestão de frotas na SGS
A SGS do Brasil, empresa suíça e líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação em diversas áreas, é cliente da Localiza há um ano, e possui uma frota de pouco mais de 300 veículos. Um dos objetivos da Companhia é garantir um trânsito mais saudável para a sociedade e, consequentemente, preservar vidas. Nesse sentido, a empresa identificou a necessidade de otimizar a gestão de sua frota e, ao contratar a consultoria da Mobi 7 – como ferramenta estratégica -, e neste primeiro ano, alguns expressivos resultados foram alcançados, como: redução de 27% nas infrações de trânsito e de 16 % em custos com sinistros.
Na dinâmica operacional da empresa, os automóveis são compartilhados por “multiusuários”, cada qual com suas demandas específicas. Foi entendendo esse cenário que a Mobi 7 desenvolveu um plano de ação personalizado à empresa que foi iniciado já com uma análise sistêmica de performance em que foi possível identificar a causa real de acidentes, multas e sinistros, o possível comportamento negligente na direção e o uso indevido dos automóveis (seja fora do horário proposto ou das regras de trânsito).
De acordo com Anderson Constantino, Coordenador de Frota e Travel na SGS, os maiores ganhos com a contratação da Mobi 7 como principal fornecedor de telemetria foi a possibilidade de entender o comportamento dos motoristas, oportunizando mais segurança a eles; o fato de poder otimizar a gestão de toda a frota; e, por fim, o impacto financeiro positivo. “Não podemos fazer gestão do que não conhecemos e não temos dados: um gestor de frota sem telemetria é um gestor andando na escuridão. A telemetria nos mostra onde podemos melhorar e agir. Nosso objetivo é continuar com essas ações para seguir elevando ainda mais esses indicadores”, afirma.
O plano de ação contou com quatro etapas:
1) parametrização da plataforma, que realiza o cadastro dos veículos por grupos considerando afinidades e similaridades, o que permitiu uma entrega de resultados personalizada por área de negócio; 2) relatórios semanais, ou seja, os condutores recebem alertas reforçando a ideia de pertencimento e responsabilidade, caso tenham condutas contrárias às políticas de frota da SGS; 3) educação como prevenção: aumento significativo no número de disparos de comunicações sobre boas práticas na direção; 4) envolvimento: em celebração ao “Maio Amarelo”, foi realizada uma palestra virtual com a participação de mais de 500 colaboradores. A ação, feita em parceria com a Gestão de Frotas Localiza, teve o objetivo de reforçar a importância da responsabilidade de cada indivíduo na construção de um trânsito mais seguro.
Outros índices tiveram melhoras significativas neste primeiro ano de consultoria, como: a nota média dos condutores, que saltou de 65 para 76, a redução de 67% nos alertas de velocidade superior a 120km/h e redução de 37% em relação aos alertas de velocidade geral. Além desses indicadores que auxiliam na promoção de um trânsito mais seguro, a Companhia também apresentou uma redução de custos finais sobre multas, sinistro e improdutividade.
Neste segundo ano de consultoria, a parceria da SGS com a Mobi 7 pretende melhorar ainda mais esses indicadores, com a redução de mais 50% no índice de alertas de velocidade e manter a média da nota da frota sempre acima de 85.
Em paralelo, com a estabilização gradativa dos indicadores de velocidade e comportamento de direção dos condutores, o próximo desafio é intensificar as análises e otimizar os indicadores de custo (abastecimento, multas, sinistros e improdutividade).
Outro ponto importante é o fato de a SGS incorporar ao seu negócio, de forma bastante robusta, a ideia da sustentabilidade. Estão sendo planejadas ações para incentivar e conscientizar o condutor a fazer abastecer os veículos com etanol, que emite até 90% menos de CO2.
Sobre a Mobi7
Criada em 2017, a Mobi7 possui uma plataforma IoT (Internet das Coisas) de serviços e soluções de gestão de frotas e tem como objetivo economizar os custos dos veículos, prevenir acidentes e melhorar a produtividade das empresas. Entre 2020 e 2023, a Mobi7 registrou o crescimento de mais de 45 vezes em base de assinantes e receita recorrente.
Mobi7, da plataforma Localiza&Co, ganha escala e gera valor para a Companhia a partir da coleta e análise de dados