Nova lei impacta na regulamentação do mercado de veículos
Nova lei impacta na regulamentação do mercado de veículos
Diante das transformações exigidas, ABLA e Checkprice firmam parceria para fortalecer as transferências digitais de veículos de locadoras
A recente publicação da Lei nº 15.153/2025 estabelece uma nova era na regulamentação do mercado brasileiro de veículos. Entre as mudanças mais impactantes está a possibilidade de realizar transferências de propriedade 100% digitais. Utilizando contratos eletrônicos de validade nacional e vistorias digitais que tendem a substituir os processos físicos tradicionais.
Diante dessa transformação, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) firmou uma parceria estratégica com a Checkprice, empresa referência nacional em tecnologia e inteligência de dados para vistorias veiculares.
“O objetivo é apoiar as locadoras na adaptação ao novo cenário, oferecendo soluções que assegurem segurança jurídica, rastreabilidade e transparência nas transações digitais”, diz Roberto Bottura, CEO da Checkprice.
Segundo ele, com diante da nova legislação cresceu a importância de minimizar riscos que a digitalização pode potencializar. Ou seja, combater ainda mais a circulação de veículos clonados ou dublês. Além de sinistros com perda total não declarados, automóveis baixados ou sucateados reincorporados ao mercado.
E restrições administrativas e judiciais que não aparecem em processos superficiais.
“Nossa vistoria digital é integrada em tempo real ao Senatran e entrega um laudo eletrônico completo, com validade legal e pronto para ser incorporado ao processo de transferência eletrônica”, garante Bottura. “Além de verificar aspectos visuais, o sistema consulta bases oficiais nacionais e faz o cruzamento inteligente de dados, oferecendo uma camada de segurança inédita ao segmento de aluguel de automóveis”, diz ele.
Trata-se, efetivamente, de reduzir fraudes e riscos financeiros. E, ao mesmo tempo, dar mais segurança na aquisição e alienação da frota de empresas de locação de veículos. “Com essa parceria, facilitamos o acesso das locadoras à modernização do processo de vistoria, alinhada à nova legislação, inclusive por meio de laudos digitais com total rastreabilidade e conformidade”, completa Roberto Bottura.
Nova lei impacta na regulamentação do mercado de veículos