Suspensão da produção das montadoras impacta ganhos das locadoras

A restrição na produção dos fabricantes de veículos e a falta de peças sobressalentes são riscos que impactam no ganhos das locadoras.

 

A paralisação temporária da produção anunciada pela Nissan e General Motors devido a falta de peças pode impactar os ganhos das companhias de locação de veículos, como a Localiza e Unidas, avalia o Credit Suisse.

Essa redução pode limitar o crescimento das locadoras de veículos, como a Localiza, Unidas e Movida, pelo menos até o final de 2021. Por outro lado, a lucratividade aumentará, à medida que a oferta restrita de carros beneficia as taxas de utilização, tarifas e o valor dos seminovos.

Segundo o relatório da casa de análise, a paralisação deve retirar 530 mil carros da capacidade das fábricas desses fabricantes, cerca de 10% da capacidade anterior à pandemia, de 5 milhões de unidades, já deteriorada em 10% com o fechamento de unidades da Ford e Mercedez-Benz no país.

A restrição na produção dos fabricantes de veículos e a falta de peças sobressalentes são riscos a serem monitorados neste setor, pois podem resultar na redução no poder de barganha das locadoras de veículos na renovação das frotas, taxas de depreciação mais altas e retornos mais baixos no ciclo de vida útil dos carros, no final de 2022 ou início de 2023.

Fonte: Monitor do Mercado

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.