Terceirização de frotas reduz custos para as empresas

Modalidade vem se tornando cada vez mais popular entre companhias consolidadas

 

Oferecer um carro como benefício para uso dos colaboradores tem sido uma das estratégias utilizadas pelas empresas para atrair e reter talentos do mercado de trabalho. Sem dúvidas, esta é uma forma de valorizar o profissional, agregando conforto e bem-estar para os deslocamentos necessários durante o expediente. Porém, para que essa iniciativa seja eficiente, é necessário adotar uma política de frota de veículos.

Uma das novidades do mercado é que para possuir uma frota de veículos, não há necessidade de a empresa ter carros próprios, há a opção da terceirização dessas frotas. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), este modelo surge como uma alternativa eficaz para reduzir custos com manutenções corretivas e preventivas, revisão e seguro. Gastos que, de acordo com a Associação, podem chegar a dois mil reais por mês para cada veículo.

Sem contar as burocracias com documentação, emplacamento e gestão de multas.

“Dentro da eterna necessidade corporativa de fazer mais com menos, a terceirização de frotas tem sido uma estratégia utilizada pelas companhias para otimizar os custos do negócio sem abrir mão do conforto de ter os veículos à disposição. Além disso, ao deixarem de fazer a gestão desses automóveis, os colaboradores da organização têm mais tempo para se dedicar aos negócios da empresa”, afirma André Campos, CEO e sócio da For You Fleet, empresa que promove soluções em locação de veículos por assinatura.

Segundo o empresário, outro benefício gerado pela terceirização das frotas é a tecnologia que facilita os processos de gestão em administrar e controlar os materiais e custos, com objetivo de minimizar as despesas com manutenção.

Além disso, André comenta que a automatização desse serviço aperfeiçoa o tempo e maximiza a segurança dos veículos, que são monitorados e possuem atendimento 24hs.

“O serviço de terceirização das frotas é totalmente voltado para atender as necessidades de cada empresa. Acreditamos que uma gestão adequada é eficiente para garantir a fluidez operacional, além de aumentar a produtividade pelo fato de poupar o tempo de todos os usuários”, destaca.

De acordo com André, a terceirização só é eficiente quando gera benefícios e fluidez ao dia a dia da equipe que utiliza os veículos. “Com a economia gerada pela terceirização, a empresa abre possibilidades de investir em inovação ou em áreas que tenham impacto maior no crescimento do negócio. No entanto, é preciso que a locadora se posicione como parceiro da empresa que está terceirizando a frota”, comenta.

Sendo assim, a For You Fleet adota a prática de gerar relatórios completos com informações sobre a situação dos veículos, as necessidades de revisão, o gerenciamento das multas, o consumo de combustível e o desempenho dos motoristas na condução do carro. “Para garantir a melhoria na experiência do usuário, nós contamos com uma equipe especializada e totalmente focada na gestão da frota, que é capaz de responder prontamente às dúvidas, solicitações e necessidades dos usuários dos veículos”, destaca.

Outros pontos adotados pela empresa são o atendimento totalmente personalizado por meio de um serviço de concierge.

Pagamento e administração do IPVA, da documentação, e do seguro e das multas, considerando a gestão das indicações ou não do condutor para o recebimento da pontuação na Carteira Nacional de Habilitação, e dos processos para recorrer de uma infração; Assistência 24 horas para o caso de panes, sinistros e outros imprevistos; Programa de manutenção preventiva, incluindo sistema de telemetria para planejar as revisões e serviço de leva e traz na execução do serviço; Manutenções corretivas de acordo com a necessidade e veículo reserva.

Para facilitar o processo de adesão ao serviço, André explica que é possível que a empresa firme um contrato novo de locação pelo período de 12, 24, 36 ou 48 meses, de acordo com as necessidades e o perfil organizacional e dos usuários dos veículos. Além disso, a For You Fleet trabalha com a modalidade cashback, onde a companhia pode entregar veículos próprios para pagamento parcial ou total do contrato do uso de carros novos da locadora. Além disso, há a opção de leaseback, onde a locadora compra os automóveis da empresa e aluga esses mesmos carros para a própria empresa, que certamente será beneficiada pela redução de custos.´

 

 

Fonte: miriangasparin.com.br

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.