Vendas para locadoras influem no bom desempenho das montadoras

Vendas para locadoras influem no bom desempenho das montadoras. O resultado também reflete a melhora nas condições de crédito, além da firme demanda das locadoras de automóveis.

Os três dias úteis a menos não foram empecilho para que fevereiro superasse janeiro nos três principais indicadores da indústria automobilística brasileira.

Fevereiro surpreende com alta na produção, vendas e exportações.

Produção, vendas e exportações cresceram no último mês, sinalizando um mercado em aquecimento, de acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).

A produção de 189,7 mil autoveículos superou em 24,3% o volume de janeiro, e em 17,4% o de fevereiro de 2023. O bimestre acumula alta de 8,9% sobre o ano anterior. “Este é o resultado mais importante para a indústria. Depois de alguns meses de alta consistente do mercado interno, finalmente a produção começa a subir degraus importantes de consolidação”, comemorou o Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite.

Segundo a Fenabrave, foram vendidos quase 327 mil carros no mês passado. As vendas diretas para locadoras de veículos foram responsáveis, em boa medida, pela alta.

No segmento de pesados, o destaque foi a produção de ônibus, que atingiu 3,9 mil unidades no bimestre, elevação de 88% sobre o mesmo período do ano passado, um patamar superior à média desta categoria de veículos. O potencial de compras em ano de eleições municipais e o recorde na liberação de recursos para o programa Caminho da Escola devem aquecer as vendas e a produção de ônibus neste ano.

Outro destaque do último mês foi a média diária de 8,7 mil autoveículos vendidos, a melhor para um mês de fevereiro desde 2020, ainda antes da pandemia. Ela foi 18,2% mais alta que a de janeiro. No total de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, 165,2 mil unidades foram licenciadas, 2,2% a mais que em janeiro e 27,1% acima de fevereiro do ano passado. O acumulado de vendas é 19,8% superior ao dos primeiros dois meses de 2023.

A exportação acumulada está 28% abaixo na comparação com 2023, embora tenha apresentado crescimento de 62,7% em fevereiro, graças à retomada do ritmo de embarques para a maioria dos nossos parceiros comerciais.

Ciclo recorde de investimentos do setor

Pelo segundo mês consecutivo a ANFAVEA comemorou os anúncios de investimento de suas associadas, que já configuram um recorde histórico. Até então, o período do programa Inovar-Auto, de 2012 a 2018, era o de maior volume de aportes, com R$ 85 bilhões. O ciclo atual já contempla mais de R$ 117 bilhões de investimentos ativos desde 2021, sem contar os do setor de autopeças.

“Após as medidas anunciadas pelo poder público, que proporcionam previsibilidade às empresas, o volume de investimentos anunciados vem batendo seguidos recordes para o setor automotivo, com grande possibilidade de novos anúncios nos próximos meses”, pontuou Márcio de Lima Leite.

 

Vendas para locadoras influem no bom desempenho das montadoras.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.