Ao adquirir um carro, alguns fatores devem ser considerados.
O consumidor precisa pensar bem para não cometer erros ou se atrapalhar. Estas dicas a seguir são essenciais e você precisa saber antes de comprar um carro em 2023.

O você precisa saber antes de comprar um carro em 2023

Na hora de comprar um veículo novo ou usado, o consumidor deve levar em conta vários fatores, como juros, manutenção e gastos com combustível.

Uma das principais causas das dificuldades para a compra é o custo elevado do crédito. Segundo o Banco Central, os juros para financiar um carro novo ou usado giram em torno de 25% a 30% nos principais bancos do país.

Uma pesquisa do Instituto Ipsos, empresa especialista em pesquisa de mercado e opinião pública, mostrou que 32,5% dos consumidores apontaram os juros dos financiamentos como a principal dificuldade na hora de comprar um veículo.

Outro problema para adquirir um carro são os preços dos combustíveis. Antes de comprar um carro em 2023, o cliente já deve levar em consideração os gastos com gasolina ou etanol, que tiveram um aumento recentemente.

Dicas para comprar um carro em 2023

As adversidades mencionadas anteriormente precisam estar no pensamento do consumidor. Mas é possível superar estes obstáculos para comprar um carro em 2023, seja ele novo ou usado.

A educadora financeira Aline Soaper recomenda fazer um planejamento detalhado, analisar suas finanças pessoais e colocar na “ponta do lápis” todas as variáveis.

“No financiamento de carros novos ou usados, o consumidor deve estar atento a taxa Selic, porque é com base nela que os preços vão subir ou abaixar”, orienta a educadora.

Outro ponto que deve ter sua atenção são os custos de manutenção. O Instituto Ipsos revelou em um estudo, que os gastos com revisões aumentaram 3,73% em 2022.

“Entre revisões, custo com estacionamento e lavagens, por exemplo, o estudo do Instituto Ipsos indicou um gasto médio de pouco mais de R$ 2 mil reais”, destacou Aline.

Na hora de comprar um carro usado, o consumidor deve estar ainda mais atento aos custos de manutenção e procurar um mecânico de confiança para avaliar se o automóvel possui um bom custo benefício.

“Se o consumidor optar pela compra de um usado, a primeira coisa a fazer é buscar um especialista, para analisar se o veículo usado vai atender suas necessidades e se tem bom custo-benefício”, orienta a educadora, Aline Soaper.

Alternativas para ter o seu carro

Mas se não for possível comprar ou financiar um carro, uma alternativa, que está sendo utilizada por muitas pessoas, é a locação de veículos por assinatura.

Essa modalidade caiu no gosto dos brasileiros por causa da alta nos preços dos veículos, custos de manutenção e as taxas do IPVA.

No programa de aluguel de carros por assinatura, seja oferecido por locadoras ou programas pertencentes às fabricantes, os custos são todos da empresa locatária.

As duas partes assinam um contrato, que fica definido um valor fixo mensal pago pelo cliente. E também é definida a quilometragem máxima que poderá ser rodado. O consumidor terá que arcar somente com os custos de combustível e possíveis multas.

Mesmo com estas vantagens, a educadora Aline aconselha precaução na hora de fazer negócio.

“Vale avaliar se pelo mesmo valor, o consumidor conseguiria adquirir um veículo próprio, em um modelo melhor, por exemplo”, finaliza Aline Soaper.

Para ver os preços dos veículos disponíveis no mercado nacional, acesse a Tabela Fipe do Garagem360 e confira.