Raízen Power e BYD firmam parceria

Raízen Power e BYD firmam parceria estratégica para impulsionar a mobilidade elétrica sustentável no Brasil. Acordo entre as empresas inclui construção de hubs de recarga elétrica e oferta de energia renovável para concessionárias da marca

A Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen, e a BYD, líder mundial em venda de veículos eletrificados, acabam de anunciar uma parceria estratégica para acelerar a mobilidade elétrica sustentável no Brasil. O acordo entre as empresas prevê uma série de iniciativas, incluindo a construção de hubs de recarga elétrica com solução Shell Recharge em oito capitais nos próximos três anos.

Os espaços começarão a ser implementados a partir de 2024 nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Belém (PA).

A parceria foi celebrada em um evento na cidade de Shenzhen, na China, e contou com a presença de executivos da Raízen Power, BYD e Shell.

O objetivo da parceria é ampliar significativamente a rede pública de carregadores elétricos nas principais capitais do País, com energia 100% limpa e renovável, proporcionando uma experiência tecnológica de recarga. Ao todo, serão 600 novos pontos de recarga DC instalados, somando mais 18 MW de potência instalada para recarregar veículos elétricos em âmbito nacional.

As empresas preveem uma oferta competitiva de serviços de recarga para motoristas BYD na rede Shell Recharge e energia renovável para seus concessionários. Pensando na melhor jornada do cliente, a parceria inclui a colaboração com a Tupinambá, plataforma focada em gerar a melhor experiencia digital para os usuários de carros elétricos.

Por meio do programa Shell Recharge, a Raízen Power, um dos maiores players de energia elétrica do País, quer liderar o mercado de eletromobilidade, atingindo cerca de 25% de market share no segmento.

Além disso, a marca pretende atingir 10% de participação no mercado livre de energia e aumentar significativamente os seus projetos de geração distribuída, duas soluções de comercialização de energia limpa que proporcionam economia nas faturas para consumidores residenciais, comerciais e grandes negócios.

“Queremos democratizar o acesso à mobilidade elétrica e energia renovável, tornando essas soluções mais acessíveis, econômicas e atrativas para o mercado. Com essa parceria entre Raízen Power e BYD, estaremos mais próximos do cliente e presente em toda sua jornada de recarga com a rede Shell Recharge, a partir de um portfólio completo e integrado que atenda às demandas globais em busca de um futuro mais sustentável”, comenta Ricardo Mussa, CEO da Raízen.

A Raízen é licenciada da marca Shell e conta com uma rede com quase oito mil postos no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atendendo milhões de consumidores diariamente em suas jornadas.

Essa parceria também é estratégica para o desenvolvimento e implementação de equipamentos de recarga e soluções de bateria da BYD.

Os consumidores da BYD também terão descontos na recarga nos hubs localizados nas oito cidades.

“Acreditamos que é crucial ter uma infraestrutura de recarga robusta e amplamente distribuída. À medida que embarcamos no nosso ambicioso plano de expansão de vendas, é essencial investir em infraestrutura de recarga. Isto não só garante conveniência para nossos clientes, mas também acelera a transição para um futuro sustentável e eletrificado, impulsionando o crescimento do transporte movido por energia limpa”, comentou Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Américas.

Essa recente parceria no Brasil baseia-se em um acordo de cooperação estratégica assinado pela Shell e BYD em 2022 para ajudar a acelerar a transição energética e melhorar a experiência de recarga para os clientes de veículos elétricos e híbridos plug-in da BYD no mundo.

István Kapitány, Vice-Presidente Executivo Global de Mobilidade da Shell, disse: “Nenhuma empresa pode impulsionar a mobilidade elétrica sozinha. Isso exigirá uma colaboração sem precedentes entre a indústria, o governo e os clientes. Este último acordo é um ótimo exemplo de como estamos conseguindo isso com a ajuda de nossos parceiros atuais, Raízen e BYD. Nosso relacionamento com a BYD, por exemplo, começou na China e na Europa e agora estamos ansiosos para, juntos, desempenhar a nossa parte no crescimento da adoção de veículos elétricos no Brasil, tornando a recarga o mais conveniente e agradável possível.”

A Shell possui uma das maiores redes de carregamento de veículos elétricos do mundo em termos de alcance nacional, com cerca de 55.000 pontos públicos de recarga em mais de 30 mercados e espera ter aproximadamente 70.000 pontos até 2025.

Em setembro de 2023, a Shenzhen Shell e a BYD Electric Vehicle A Investment Company Limited – uma joint venture entre a Shell e a BYD – inauguraram a maior estação de carregamento de veículos elétricos da Shell no mundo, localizada em Shenzhen, China, com 258 carregadores rápidos.

Atualmente, este hub da marca Shell atende mais de 3.300 clientes de veículos elétricos todos os dias com seis opções de conveniência, como um lounge, Shell Café e Shell Select. A cerimônia de assinatura entre a Raízen Power e a BYD marca um importante momento da parceria estratégica entre as duas partes globalmente.

Sobre a Raízen Power

Raízen Power é a marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen – referência global em biocombustíveis e bioenergia. Uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume, a Raízen Power possui mais de 70 mil clientes conectados no seu amplo portfólio de soluções integradas. E são customizadas para diversos perfis de clientes, que vão desde pessoas físicas até grandes empresas.

A marca opera plantas de geração de energia centralizada e distribuída por meio de fontes renováveis como a solar, biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar, pequenas centrais hidrelétricas e biogás de aterros urbanos. Oferece serviços de Geração Distribuída (GD) em diversos estados do território nacional, migração e gestão para o Mercado Livre de Energia, comercialização de energia elétrica, certificados de energia renovável (I-RECs) e soluções de recarga para veículos elétricos por meio do programa Shell Recharge.

Além disso, firma parcerias e investimentos em startups e energytechs que atuam conjuntamente no seu ecossistema de negócios. Com o objetivo de avançar cada vez mais na oferta de soluções aos consumidores para democratizar o acesso à energia limpa para todos em toda a sua jornada. Isso tanto em casa, no trabalho ou no seu deslocamento. Na safra 2022/23, a marca negociou 2,2 GW médios de energia, expandiu a sua atuação em GD para mais de 50 sites espalhados pelo Brasil. E, por fim, atingiu um resultado operacional de R$ 1 bilhão de EBITDA.

Sobre a BYD

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM). Dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável pelo SkyRail (monotrilho) com a Linha 17 – Ouro em São Paulo.

Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis. Todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. A BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU), em abril de 2021.

Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país. Hoje, já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. A BYD Energy inaugurou novas instalações, em abril de 2022, e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro. Em 2023, foi eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo.

Raízen Power e BYD firmam parceria

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.