Blindagem automotiva cresce com novas homologações
Blindagem automotiva cresce e montadoras ampliam homologações no Brasil é o movimento observado em 2025, ano em que o setor bateu um novo recorde no país.
Dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) mostram que 42.800 veículos receberam proteção balística no período. Trata-se de uma alta de 24,6% em relação a 2024, quando foram blindados 34.402 automóveis. Em duas décadas, o crescimento acumulado do segmento chega a 1.000%.
Com a demanda em expansão, montadoras passaram a intensificar a homologação de empresas especializadas para atender clientes interessados em incluir a blindagem. Já no processo de aquisição do veículo.
Concept amplia parcerias com montadoras
Nesse contexto, a Concept Blindagens, sediada em São Paulo, registrou crescimento próximo de 15% em 2025 na comparação anual. A empresa passou a integrar o Programa VALE+, da Volkswagen, recebeu chancela oficial da JAC Motors. Além de obter aprovações inéditas no Brasil junto à Mercedes-Benz Cars e Vans.
“Ao mesmo tempo em que as montadoras estão atentas ao crescimento da demanda pela blindagem para oferecer mais esse serviço ao consumidor, temos nos preparado para atender aos rigorosos processos das marcas e concretizar essas parcerias”, afirma Fabio Rovêdo de Mello, diretor de Novos Negócios da Concept Blindagens e membro do Conselho da Abrablin.
Para atender ao aumento da procura, a empresa ampliou seu parque fabril e reestruturou o processo produtivo. Segundo a Concept, as mudanças permitiram ganhos de eficiência na blindagem e aumento da capacidade de atendimento, acompanhando a evolução do mercado.
Blindagem também avança no setor público
Além do uso civil, a blindagem automotiva tem ganhado espaço entre forças públicas de segurança. A Concept participa de um projeto desenvolvido em São José dos Pinhais, no Paraná, em parceria com Renault, Raytec, Protechtor, Grupo Gepco, Imuna e Protecta.
A iniciativa é voltada ao reforço da segurança de agentes públicos diante do avanço da criminalidade organizada. Atualmente, o projeto opera com uma cadência de 15 viaturas por dia, o equivalente a cerca de 330 blindagens mensais.
“A blindagem automotiva, já consolidada como importante ferramenta de proteção para uso civil, tem sido cada vez mais vista como instrumento necessário também para os agentes de segurança. Há um movimento de vários estados pela blindagem de viaturas, algo que deve se intensificar nos próximos meses”, conclui o executivo.
Novas formas de acesso ao veículo blindado
Paralelamente ao crescimento da blindagem, o mercado automotivo começa a observar mudanças na forma de acesso a veículos com esse tipo de proteção. Além da compra, modelos de locação e assinatura passam a aparecer com mais frequência, sobretudo nos grandes centros urbanos.
Para Alan Lewkowicz, CEO da ComparaCAR, MetaSearch que consolida ofertas do segmento automotivo, incluindo carro por assinatura, a preocupação com segurança pessoal tem influenciado esse comportamento. “Nos grandes centros urbanos há uma crescente preocupação especialmente com a segurança pessoal e, por isso, simultaneamente, tem se fortalecido o setor de veículos blindados. Além da compra, cada vez mais consumidores têm optado por alternativas como o aluguel de veículos blindados por assinatura, com modelos mais seguros, que oferecem praticidade e menos burocracia”, afirma.
A demanda também aparece no segmento corporativo. De acordo com Liandra Boschiero, COO da Osten GO, a blindagem tem sido uma solicitação recorrente de clientes pessoa física e empresas que utilizam locação e assinatura. “Isso fica muito evidente nos pedidos que envolvem automóveis para a alta gestão das empresas e, também, em necessidades pontuais de locação de curto prazo por ocasião da visita de executivos estrangeiros”, explica.
Segundo a executiva, em muitos casos, há preferência por veículos sem motorista, com a blindagem sendo um requisito essencial. “A customização e a blindagem são pré-requisitos nesses atendimentos”, completa.
Blindagem automotiva cresce e montadoras ampliam homologações
