Os carros elétricos e híbridos que vão ganhar espaço nas ruas brasileiras em 2020
Os carros elétricos estão ganhando cada vez mais espaço nas cidades, principalmente se tomarmos como exemplo os países europeus e a América do Norte. Enquanto isso, o mercado brasileiro ainda luta por uma maior demanda para esse tipo de veículo. Algumas empresas parecem otimistas com os lançamentos deste ano, já que serão, pelo menos, cinco novos modelos elétricos disponíveis até dezembro. A ideia é aproveitar a popularidade desse tipo de carro e também o fato de que eles não impactam o meio ambiente de forma negativa.
A principal novidade ficou por conta do lançamento da segunda versão do Chevrolet Bolt EV, que foi anunciado em 2019 e teve todo o lote inicial, de 50 unidades, rapidamente vendido. O segundo lote chegou em fevereiro deste ano, por cerca de R$ 200 mil, e com uma melhor autonomia. Segundo números oficiais do site da Chevrolet, o Bolt EV possui 203 cv e uma bateria remodelada, com capacidade de 66 kWh. Ou seja, uma versão melhorada do modelo passado.
Outra montadora popular que está apostando nos carros elétricos em território brasileiro é a Volkswagen. A surpresa para 2020 é a versão elétrica do Golf, carro que ficou popular por aqui pelo alto desempenho nos testes de segurança. A versão GTE é o modelo híbrido de um dos carros mais vendidos do mundo e que pode chegar a uma autonomia de 900 km. Ele foi lançado no final do ano passado, com apenas 100 unidades disponíveis ao custo de R$ 200 mil.
Alguns outros modelos devem chegar até o fim do ano, apesar de nenhum deles ter uma data confirmada. Esse é o caso do Fiat 500e, que ainda não tem preço estimado, mas que promete uma autonomia de 320 km sendo 100% elétrico – números parecidos com os três carros prometidos pela chinesa JAC. Os três modelos, o iEV 20, o iEV 60 e o iEV 330 P, que anunciaram uma autonomia de 400 km, devem estar nas lojas do Brasil até o fim do ano, se a montadora seguir o cronograma planejado. Os preços, segundo reportagem feita pela revista Exame, devem ficar por volta dos R$ 120 mil.
Celebridades vêm apostando em carros elétricos
O crescimento do mercado de carros elétricos não é algo inesperado, principalmente se olharmos para o exterior. As vendas e os investimentos no setor têm crescido de maneira exponencial, com a Volkswagen, por exemplo, gastando cerca de R$ 2,6 bilhões para comprar a divisão de carros elétricos da JAC. Uma negociação que pode colocar a empresa alemã como líder desse setor.
Tudo isso tem popularizado os carros elétricos, que são peças cada vez mais desejadas até mesmo por celebridades. É fácil encontrar uma lista figurando atores, músicos e artistas que só dirigem modelos 100% elétricos. O Toyota Prius, por exemplo, já foi o meio de locomoção de astros como Tom Hanks, Julia Louis-Dreyfus e Leonardo DiCaprio. Já a atriz Kristin Scott Thomas foge dos padrões e costuma dirigir o pequeno carro britânico REVAi G-Wiz.
Entretanto, o modelo mais popular entre as celebridades parece ser mesmo o Tesla Model S. O carro norte-americano é usado por vários famosos, o que acaba servindo como propaganda não apenas para a marca, mas também para os benefícios trazidos pelos carros elétricos. Não é coincidência que a atriz Lena Headey, famosa por interpretar Cersei Lannister no seriado Game of Thrones e dona de um Model S, tenha se transformado em uma espécie de imagem positiva relacionada à importância dos carros elétricos na preservação do planeta. O fato de a atriz ter sido vista dirigindo esse modelo enquanto a série batia recordes de audiência fez com que o assunto ganhasse as páginas de jornais e revistas. Os carros elétricos, no entanto, não são os primeiros, e muito menos serão os últimos, a pegar carona com o sucesso de Game of Thrones. O seriado da HBO foi bem-sucedido a ponto de virar inspiração para o lançamento de diferentes produtos, como é possível ver no site da loja Geek10. São almofadas, canecas, quadros e bonecos inspirados na saga. No setor do entretenimento, o universo de Westeros também é um dos temas favoritos, conforme ilustram o caça-níquel baseado em GoT disponível no site de caça níquel online da Betway Cassino e a criação da Telltale Games, um jogo de aventura para diferentes sistemas operacionais em que é possível vivenciar acontecimentos diversos relacionados à mitologia da série. Parece que tudo aquilo que tem uma mínima relação com a saga acaba atingindo um sucesso semelhante ao do seriado, e certamente isso não é diferente quando se trata da influência da imagem de Lena Headey no setor de carros elétricos.
Importância para o meio ambiente
Não é nenhuma novidade que os carros movidos a gasolina sejam responsáveis por alguns dos problemas de sustentabilidade do planeta Terra. Em 2016, um estudo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia comprovou que o aumento de 138% na frota brasileira foi diretamente responsável por problemas relacionados à saúde e à preservação do meio ambiente. Os carros elétricos podem ser a saída para problemas como esse, pois a redução do consumo de gasolina é uma forma efetiva de diminuir a poluição emitida pelas cidades.
Assim, é possível entender por que as montadoras estão apostando no mercado de carros elétricos no Brasil e como a visibilidade das celebridades pode ajudar na importância dessa tecnologia. O carro continua sendo o meio de locomoção mais importante da humanidade, mas isso não significa que não podemos melhorá-lo. Os veículos elétricos podem ser a solução não apenas para diminuir a força da indústria do petróleo, mas também para salvar o planeta de tanta poluição.