Como manter a fidelidade de um cliente ao seu negócio
Veja estratégias para manter a fidelidade de um cliente ao seu negócio e melhorar a qualidade do atendimento
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Para ver sua empresa crescer, é preciso concentrar esforços em criar novas oportunidades de venda e buscar negócios de maior peso. Mas tudo isso deve ser feito sem atingir negativamente seus atuais clientes, que por menor que sejam, têm papel essencial na prosperidade da companhia. O segredo para manter a fidelidade desse consumidor está em criar um efeito positivo durante o processo de compra e consumo.
Confira abaixo algumas maneiras de avaliar de forma contínua se seu cliente está satisfeito ou não com o produto e serviço e garantir que sua empresa esteja sempre na mente do cliente:
1. Deixe os clientes saberem o que você está fazendo por eles
Isso pode ser feito por meio de um informativo enviado a um mailing de consumidores ou até algo mais informal, como uma ligação telefônica. Não importa o método que optar, o importante é salientar o ótimo serviço que está prestando. Se você nunca fez esse tipo de ação, é bastante possível que o consumidor nunca repare na qualidade. Falar sobre os serviços prestados é uma forma de fidelizar o comprador e mostrar que ele sempre será bem assistido pela sua companhia.
2. Mantenha uma relação pessoal com os consumidores
Não deixe de falar pessoalmente com seus clientes. Apesar de mensagens e e-mails podem ser métodos mais fáceis e rápidos de se comunicar, acabam prejudicando o contato pessoal. Deixe um recado para aquele cliente importante dizendo que gostaria de encontrá-lo para um café ou vá até o seu escritório para combinar uma conversa.
3. Lembre-se das ocasiões especiais
Como dito anteriormente, é importante lembrar dos clientes nas ocasiões especiais, como aniversário e festas de fim de ano. Além dos cartões, enviar brindes e presentes também são ótimas opções e você não precisa gastar uma fortuna com isso. Use a criatividade e surpreenda o seu consumidor.
4. Compartilhe novidades
Se você encontrar um artigo no jornal que possa interessar o seu cliente ou um novo livro que acabou de ser lançado, faça uma ligação para contar a novidade ou envie para ele.
5. Ligações informais podem se transformar em negócios
Quando você liga ou faz uma visita ao seu cliente, além de estreitar a relação você também pode criar novas oportunidades de negócio, seja com ele próprio ou com colegas indicados. Existem diversas opções fáceis e baratas para manter a fidelidade de um comprador. Basta usar a imaginação e dedicar um pouco do seu tempo.
Fonte: Santander Negócios&Empresas