Nissan amplia recall de 6 modelos por causa de ‘airbags mortais’ no Brasil
Mais de 100 mil carros dos modelos Frontier, Tiida, Tiida Sedan, Livina, Grand Livina e Livina X-Gear devem trocar gerador dos gases do airbag.
A Nissan do Brasil anunciou nesta sexta-feira (28) mais um recall no Brasil por causa dos chamados “airbags mortais”, que estão relacionados a pelo menos 19 mortes no mundo e 180 ferimentos.
O chamado envolve 80.378 unidades dos modelos Tiida, Tiida Sedan, Livina, Grand Livina, Livina X-Gear e Frontier, fabricados entre 2012 e 2014, que precisarão trocar o gerador de gases do airbag do motorista.
Mas desta vez a convovação afeta também o airbag do passageiro em 116.777 unidades do Tiida, Tiida Sedan e Frontier, fabricados entre 2007 e 2014.
Todos estes modelos já haviam sido chamados antes pelo mesmo problema, mas com datas de fabricação diferentes (confira todos os recalls por “airbags mortais”).
Airbag do motorista
Modelo | Numeração do chassis | Fabricação |
Tiida | DK191329 a DK203158 | 2012 |
Tiida Sedan | DK191329 a DK203158 | 2012 |
Livina | DJ186650 a EJ948551 | 2012 a 2014 |
Grand Livina | DJ186650 a EJ948551 | 2012 a 2014 |
Livina X-Gear | DJ186650 a EJ948551 | 2012 a 2014 |
Frontier | DJ186553 a FJ676125 | 2012 a 2014 |
Airbag do passageiro
Modelo | Numeração do chassis | Fabricação |
Tiida | 8K190006 a DK203158 | 2007 a 2012 |
Tiida Sedan | 8K190006 a DK203158 | 2011 a 2012 |
Frontier | 9J030320 a FJ676125 | 2007 a 2014 |
Frontier | 86000001 a 96005339 | 2007 a 2008 |
Qual é o problema?
Após longos períodos de exposição ao calor e a umidade, a “caixa” de metal que envolve o gás que faz o airbag abrir começa a trincar.
Quando surge a necessidade de a bolsa abrir – no caso de uma colisão, por exemplo – a abertura se dá de forma violenta e a caixa se rompe, atirando estilhaços de metal contra os ocupantes.
O caso resultou no maior recall da história: mais de 30 milhões de carros já foram chamados para troca dos airbags, inclusive no Brasil (veja os recalls no país).
O defeito foi detectado nas peças produzidas pela japonesa Takata, que fornece para diversas marcas e pediu recuperação judicial no começo do ano.
A solução
A Nissa trocará de forma grastuita os equipamentos dos veículos convocados. O tempo estimado do reparo é de 1 hora, mas os atendimentos começam em 1º de agosto para os modelos chamados pelo airbag do motorista.
O modelos que precisam trocas a peça na posição do passageiro têm um cronograma diferente. Para Tiida e Tiida Sedan, a substituição será feita a partir de 23 de outubro. Já para as picapes Frontier, só a partir de 11 de dezembro.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.
VÍDEO: como saber se o seu carro tem recall
Fonte: G1.com