Mitsubishi prepara um compacto rival para Polo e Clio
Agora parte da aliança Renault-Nissan, a Mitsubishi tem novas ambições. Uma delas é ter novamente um hatch compacto para rivalizar com os principais players do segmento na Europa. Em busca de ampliar mais uma vez sua atuação em outros segmentos e agora com suporte do grupo franco-nipônico, a japonesa quer um rival para o Volkswagen Polo, Renault Clio, Nissan Micra, Peugeot 208, Citroën C3, Opel Corsa, entre outros.
A ideia, de acordo com o site Auto Express, é compartilhar a plataforma B dos Clio e Micra, feitos na França. Com isso, a Mitsubishi tiraria de cena o Mirage (foto abaixo), que é de um segmento abaixo do proposto. Vincent Cobee, vice-presidente corporativo e diretor de produtos da empresa, confirmou a informação em Tóquio: “Projetar e construir uma plataforma sob medida é caro e as margens do setor de carros pequenos são menores. Então, estamos buscando usar as plataformas Renault e Nissan nesse segmento? A resposta é sim”.
Segundo Cobee, embora não estejam em evidência no crescimento das vendas, os carros compactos ainda representam 30% da demanda global de automóveis. No entanto, a Mitsubishi tem como meta trazer à luz o próximo Outlander e assim continuar focando no segmento que realmente cresce e tem demanda, os SUVs. Mas, o executivo lembra que é muito difícil cumprir as metas de emissão na Europa sem os carros pequenos, que possuem médias de consumo e emissão bem menores que a média.
Em 2018, o Renault Clio terá uma nova geração e a plataforma CMF-A deverá ser compartilhada com demais produtos da aliança. No projeto do compacto francês, existe a opção 100% elétrica, que pode enterrar de vez o Zoe, a fim de evitar um fogo amigo. Então, provavelmente o compacto da Mitsubishi surgirá entre 2019 e 2020, já com a possível versão elétrica, outro ponto explorado pela marca japonesa.
Lance Bradley, atual presidente da Mitsubishi, anunciou no Japão que o Mirage será substituído. Por ora, não se sabe se este projeto envolvendo Clio e Micra, será focado somente na Europa. Como se sabe, mercados emergentes do Sudeste Asiático, Índia, África do Sul, América Latina e China precisam de produtos específicos, mas ainda assim a montadora conseguiu um bom projeto com o Mirage, que inclusive é vendido nos EUA.
Só feito na França, o novo carro será caro. Mas com a CMF, poderia ser expandido para outras regiões, quem sabe até o Brasil – embora a operação da empresa esteja sob controle do grupo HPE. Aqui, a marca foca nos utilitários esportivos e picapes. Um lançamento desse porte teria que contar com ajuda das plantas de Renault e Nissan. E o nome? Mirage poderia ser utilizado em alguns mercados, mas o Colt (foto no alto) ainda é bem lembrado na Europa, especialmente porque foi produzido pela NedCar, na Holanda, até poucos anos atrás.
Por Ricardo de Oliveira, do Notícias Automotivas.