Referência Rent A Car cresce empurrada pelo agronegócio
O setor do agro representa em torno de 30% do faturamento da Referência. E a empresa se mostra pronta para atender às especificidades típicas deste negócio. As cidades do interior são o principal foco.
“Diferente de empresas mais tradicionais, o mercado agro requer um cuidado muito especial porque a utilização dos veículos acaba passando por condições extremas. E, muitas vezes, os veículos precisam ser preparados para atender a estas necessidades que as condições básicas de fábrica não atendem”, afirma Ricardo Gritsch .”
Outra diferença são as condições diferenciadas. Por exemplo: ao invés de terceirizações de 12 e 24 meses, muitas empresas acabam precisando de uma grande frota de veículos apenas para alguns meses de safra”, completa o diretor.
Gestão de frotas no agronegócio
Diferente dos setores tradicionais em que os veículos transitam principalmente em estradas e em cidades, os veículos do agro estão espalhados por todos os cantos do Brasil. Para atender à demanda, a Referência desenvolveu uma rede com mais de 40 pontos de atendimento próprios.
Outro fator é ter uma frota de veículos reserva acima da média em comparação a outros tipos de terceirização mais tradicionais. “Como as locações são muito focadas em períodos específicos do ano, como a safra e safrinha, por exemplo, nossos clientes não podem se dar ao luxo de ter veículos parados por muito tempo”, completa Gritsch.
Para o diretor-executivo, o mercado ainda tem muito a expandir. Conversas informais com investidores vêm acontecendo nos últimos meses para acelerar esse crescimento, já que a empresa tem se destacado no mercado nacional e também tem figurado entre as dez melhores locadoras do Brasil com o prêmio MyBestBrazil de 2021. A expectativa é de crescimento de 35% até o final de 2022.
Formado pela Gritsch Soluções em Logística, a locadora Referência Rent A Car e TGEX, o grupo com sede em Curitiba. Possui cerca de 3,5 mil veículos em sua frota, mais de 600 colaboradores diretos, e operações em 40 cidades nas Regiões Sul (PR/SC), Sudeste (SP), Centro-Oeste (MS/MT/DF/GO), Nordeste (BA/MA) e Norte (TO/RO).
Fonte: gazetadopovo.com.br