Scania terá serviço de locação de caminhões no Brasil

Novo modelo de negócio da Scania está sendo desenhado para estrear no curto-prazo

 

Assim como as demais concorrentes, como Volvo e Volkswagen Caminhões (VWCO), a Scania também terá em sua oferta de serviços para o mercado brasileiro a locação de veículos. De acordo com Silvio Munhoz, diretor geral de operações comerciais, a modalidade de negócio estará no portfólio da montadora no curto-prazo.

“Há cinco anos, nós vendíamos de 200 a 400 caminhões por ano para as locadoras. Este ano, se não houvesse restrição de produto, chegaríamos a mais ou menos 4 mil unidades às locadoras”, disse o executivo durante o Salão de Hannover, realizado na Alemanha em setembro. “O mercado começa a estar cada vez mais aberto para essa modalidade.”

Munhoz falou ainda na oportunidade sobre o perfil de cliente que, hoje, estaria aberto a alugar um caminhão. Segundo os estudos de viabilidade que a Scania conduz a respeito desse novo negócio, há operadores com contratos que estabelecem prazos determinados de transporte de carga, e nesses casos a locação se mostra como opção atrativa para atendê-los.

“Antes [a locação] era restrita apenas a um segmento, o de cana de açúcar, e está se espalhando para outros mercados onde a Scania tem participação importante. Ainda não dá pra dizer a data [de lançamento] porque abrir empresa no Brasil leva um tempo. Temos 10 mil caminhões locados na Europa”, contou Munhoz.

Locação de caminhões

A onda em torno dos serviços de locação envolvendo caminhões começou em março, quando a Volkswagen Caminhões anunciou que iria prestá-lo por meio do seu braço financeiro, a Volkswagen Financial Services. A oferta é composta por frota de modelos leves e também de extrapesados.

No final de setembro, foi a vez da Volvo anunciar o seu serviço de aluguel de caminhões, ônibus e equipamentos de construção, setor onde atua com a marca Volvo CE. Segundo a montadora, o serviço de locação já está disponível em algumas concessionárias de caminhões e ônibus e será gradativamente expandido no país.

Scania terá serviço de locação de caminhões
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.