80% das locações de carros são feitas por pessoas entre 25 e 45 anos
Muitas pessoas já não têm interesse por carros, seja pelo alto custo de aquisição, manutenção e às vezes até pouco uso, já que os valores de aluguel ou venda de moradia com garagem acabam sendo mais caros em grandes cidades como São Paulo e aplicativos de transporte podem ajudar a diminuir custos.
Um levantamento da Turbi , empresa de aluguel de veículos 100% digital, reforça a ideia de que as gerações mais jovens, preferem outras maneiras de “ter” um carro.
Segundo os dados obtidos pela própria plataforma da empresa, 80% dos seus usuários têm entre 25 e 45 anos, e utilizam o serviço, principalmente, durante o fim de semana, quando a busca por aluguéis de veículos cresce 30%.
Ainda de acordo com a Turbi , os horários de maior utilização da plataforma acontecem entre às 22h e 6h dos finais de semana , horários onde obter um carro de transporte por aplicativo pode ser mais caro por conta das tarifas dinâmicas.
De acordo com o CEO da companhia, Diego Lira, esse aumento nos “dias livres” é causado por atividades não essenciais:
“ No aumento da demanda aos finais de semana, a maior procura pelos veículos aponta para um uso específico, não relacionado com as atividades do dia a dia. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), dados apontam que 32% das assinaturas de veículos são de curta duração e voltadas para viagens e lazer. ” Destaca o executivo.
De acordo com Lira, há alguns motivos que fazem a geração Y e os Millenials preferirem ter um veículo alugado ou por assinatura:
“ Esse público está entre as gerações com maior condição financeira para ter um automóvel ou optar pela assinatura. Tem também uma nova perspectiva sobre a posse: As pessoas têm enxergado mais sentido em poder usufruir de um veículo quando necessário, do que ter um. ” Completa o CEO.
Segundo a empresa, todo o processo de locação oferecido é 100% digital com cadastro e reserva sendo online e em poucos minutos. Os estacionamentos onde os veículos ficam, funcionam 24 horas, sete dias por semana, permitindo retirar e devolver o carro a qualquer momento. Essa opção 100% virtual é uma demanda do público alvo , de acordo com o executivo:
“Os millennials são conhecidos como os primeiros nativos digitais. Hoje esse público demanda praticidade na hora de contratar um serviço e preferem fazer tudo pelo celular, quando possível”. Explica Diego Lira, CEO da Turbi.
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), os carros por assinatura tiveram crescimento de 21%, e já representam 110 mil unidades pelas ruas.
Segundo a Turbi, os planos de aluguel custam a partir de R$ 17 por hora , com toda a operação acontecendo sem intermediários. Os veículos são destravados utilizando reconhecimento facial no aplicativo da própria empresa, e podem ser alugados por hora, mês e até ano.
“Nosso objetivo é que todas as pessoas tenham acesso facilitado a um carro no momento em que precisarem. Somos uma alternativa posicionada entre as locadoras tradicionais e os carros com motorista por aplicativo, algo único na América Latina”, aponta o CEO, Diego Lira.
Atualmente o serviço só está disponível em São Paulo , Guarulhos , Santo André , São Caetano, São Bernardo, Osasco, Barueri e Taboão da Serra e além do aluguel, ainda oferecem o carro por assinatura, que custa R$ 2.299 .
Segundo Lira, a frota atual da Turbi conta com três mil veículos separados por categorias: Hatches (Hyundai HB20, Ford Ka, Volkswagen Polo); Sedan (VW Virtus); SUV (VW T-Cross e Nivus, Jeep Renegade e Nissan Kicks); SUV Especial (Jeep Compass e Hyundai Tucson); e Sport (BMW 320i e Mini Cooper).