A Uniabla e mercado pós-pandemia
A Uniabla e mercado pós-pandemia
Por Leonardo Soares*
A Uniabla começou em 2016, sob a coordenação de Carlos Faustino, levando conhecimentos para locadoras associadas da ABLA, por meio de diversos cursos. Desde então, o braço de capacitação da nossa associação já treinou milhares de empresários e colaboradores do setor de aluguel de carros por todo país.
Com a pandemia, em 2020, os cursos presenciais tiveram de ser interrompidos, mas a Uniabla seguiu com o Ensino a Distância (EAD), por meio da parceria com o Sest/Senat. E, em 2023, recebi o convite para suceder ao Faustino como coordenador do projeto, que nasceu de um sonho e se tornou referência na ABLA.
No pós-pandemia, chegou a hora de uma Uniabla que atenda às mudanças nas demandas das empresas, das pessoas e do mercado. Nossos desafios são atualizar, modernizar e aumentar a grade de cursos, chegar em todas as regiões, mobilizar os sindicatos de locadoras e conscientizar os empresários que capacitação é investimento e questão de sobrevivência num mercado extremamente competitivo.
Temos um árduo trabalho pela frente!
O jeito de se fazer negócios mudou. O relacionamento entre cliente e fornecedor agora exige outras habilidades. Nossas equipes têm de estar preparadas para entender as tendências, reposicionar suas empresas e saber negociar não só preço, mas qualidade e atendimento.
Hoje, o profissional moderno é o que valoriza o propósito da organização, o ambiente de trabalho, o perfil de liderança. E o mercado também exige profissionais com mais habilidades humanas. Capacidades como empatia, inteligência emocional, criatividade, facilidade de comunicação e gestão de tempo são cada vez mais necessárias!
Recrutar, treinar e manter os talentos são os maiores desafios da área de pessoas das empresas. O Brasil ainda tem milhões de desempregados, mas temos enorme dificuldade para contratar pessoas com um mínimo de qualificação.
Temos de repensar a educação como um todo.
Nosso país investe pouco e errado na formação das pessoas. O avanço da educação é muito lento em face de mudanças comportamentais e de tecnologia. Com raras exceções, nossas escolas e universidades não formam profissionais com técnica apurada, não formam líderes, não formam mentes voltadas para inovar e para empreender.
A produtividade é baixa e está estagnada. Na média, um trabalhador norte-americano gera aproximadamente o mesmo valor adicionado que quatro brasileiros.
Seja na forma de fazer negócios, seja nas relações profissionais, diante do cenário estrutural de baixa qualificação, a Uniabla tem a missão de mudar esse quadro no segmento de aluguel de carros. Nosso propósito é: DISSEMINAR CONHECIMENTO, DESENVOLVER E QUALIFICAR PESSOAS E EMPRESAS DO SETOR DE ALUGUEL DE VEÍCULOS.
Assim, a Uniabla já está priorizando os cursos e palestras presenciais, indo em cada regional, permitindo às pessoas se encontrarem, se conhecerem, trocarem experiências! Trata-se de promover capacitação e relacionamento ao mesmo tempo! Também seguimos com os cursos EAD, adequados à realidade da educação corporativa, promovendo aulas e palestras on-line e ao vivo.
O investimento em capacitação é, enfim, fundamental para a perenidade das locadoras de automóveis! O mercado e os consumidores demandam empresas com gestão de excelência e com equipes capacitadas para terem mais chances de crescer.
A Uniabla certamente veio para ajudar o setor a superar esses desafios. Invista em capacitação e em conhecimento! Se associe na ABLA e conte conosco.
*Leonardo Soares é Coordenador da Universidade Corporativa do Setor de Locação de Veículos (Uniabla)
A Uniabla e mercado pós-pandemia