Uso de bikes compartilhadas cresce

Uso de bikes compartilhadas cresce e bate os 35 milhões de deslocamentos no semestre

Em comparação com 2024, a quantidade de CO2 que deixou de ser emitida com o uso do sistema aumentou 20%

No início do ano, a Tembici, empresa líder em micromobilidade na América Latina, fez uma pesquisa com a sua base de usuários e concluiu que 70% das pessoas entrevistadas querem aumentar a frequência do uso das bicicletas compartilhadas em 2025. Com o final do semestre, outros dados da plataforma mostram que o interesse dos respondentes não se tornou uma promessa abandonada. O sistema de bikes contabilizou 35 milhões de deslocamentos no primeiro semestre. Trajetos que fizeram com que a quantidade de CO2 que deixou de ser emitida aumentasse 20% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Foram mais de 89 milhões de quilômetros pedalados com as bicicletas compartilhadas

Distância que corresponde a cerca de 3 mil voltas ao redor do planeta e mostra a crescente adesão da micromobilidade no país. “Os números mostram a consolidação da micromobilidade no cotidiano das pessoas, principalmente da população que vive em grandes metrópoles e lidam com questões urbanas, como congestionamentos e poluição. Trata-se de uma mudança de comportamento que é baseada na otimização do tempo, em sustentabilidade e mais qualidade de vida. Como resultado, temos cidades mais dinâmicas.”, comenta Thiago Boufelli, diretor de operações (CBO) da Tembici.

De acordo com o executivo, o crescimento vai de encontro com os números que a empresa mapeou sobre a vontade que os brasileiros entrevistados tinham de pedalar mais no decorrer de 2025. Entretanto, o dado de algumas cidades superaram a média nacional. Em Belo Horizonte, o interesse em aumentar a frequência das pedaladas foi de 82%. Em Pernambuco, a afirmação foi feita por 74% dos ouvidos. Por fim, 71% dos curitibanos também disseram que querem usar mais bicicleta compartilhada nos próximos meses. Importante ressaltar que esses três locais se destacaram na quantidade de deslocamentos pedalados no semestre.

Curiosamente, também são regiões nas quais o modal é amplamente usado no cotidiano. Dados da Tembici mostram que 98% dos belo-horizontinos pedalam para destinos do dia a dia, como ir/voltar do trabalho, ir/voltar da faculdade ou academia. O mesmo é feito por 51% das pessoas da capital paranaense. Por fim, o meio de transporte é utilizado diariamente por 44% dos pernambucanos.

Sobre a Tembici

A empresa é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina. É responsável por mais de 275 milhões de deslocamentos com bicicletas compartilhadas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. Reconhecida como uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, ao longo dos últimos anos a empresa foi responsável pela economia potencial de 47 mil toneladas de CO2 que seriam lançadas na atmosfera. Em 2022, a empresa realizou o primeiro leilão de créditos de carbono por micromobilidade no mundo e se tornou a maior Empresa B de bicicletas compartilhadas. 

Uso de bikes compartilhadas cresce e bate os 35 milhões de deslocamentos no semestre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.