Fundação Toyota do Brasil promove debate sobre sociobioeconomia
Fundação Toyota do Brasil promove debate sobre sociobioeconomia e soluções concretas para descarbonização durante a COP30
- No dia 11/11, às 11h, a Fundação Toyota do Brasil promove painel sobre sociobioeconomia na Amazônia em seu estande na Green Zone;
- Mais tarde, às 17h30, lança estudo inédito sobre o papel do bioetanol na mobilidade sustentável.
Com a Amazônia no centro das discussões climáticas globais, a Fundação Toyota do Brasil marca presença na COP30 com um espaço próprio no Pavilhão Brasileiro da Green Zone. A partir do dia 11 de novembro, o estande da instituição reunirá lideranças empresariais, representantes da sociedade civil e agentes do terceiro setor, além de projetos que são exemplos de transformação sustentável de várias regiões do país. Com uma programação especial de painéis e encontros, a Fundação fará a divulgação de um estudo técnico sobre mobilidade sustentável e sua contribuição para a proteção dos biomas.
Estudo sobre a importância dos biocombustíveis e o uso eficiente da terra
A Fundação Toyota do Brasil reafirma seu papel como catalisadora de soluções sustentáveis e inclusivas, com foco na conservação ambiental e no combate às mudanças climáticas, como um de seus pilares estratégicos.
Na COP30, esse compromisso será evidenciado no dia 11/11, às 17h30, no estande da Fundação Toyota, por meio da apresentação de um estudo técnico – Factsheet – desenvolvido pela Professora Glaucia Mendes Souza (Universidade de São Paulo), Professor Luiz Augusto Horta Nogueira (Universidade Federal de Itajubá) e Raffaella Rossetto (Instituto Agronômico de Campinas), que reforça a importância dos biocombustíveis e o uso eficiente da terra – como a produção de etanol – para que a mobilidade sustentável possa coexistir com a proteção dos biomas, reforçando o protagonismo brasileiro na construção de soluções concretas rumo à neutralidade de carbono.
“Acreditamos que a transição para uma economia de baixo carbono depende de soluções que unam ciência, tecnologia e inclusão social. Ao apoiar estudos como este, a Fundação Toyota do Brasil reforça seu compromisso em impulsionar caminhos viáveis para uma mobilidade mais sustentável, que respeite os biomas e valorize o protagonismo brasileiro na construção de um futuro ambientalmente responsável”, afirma Roberto Braun, presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Valorização das comunidades tradicionais e geração de renda no centro do jogo
Um pouco mais cedo, às 11h, a Fundação promove o painel “Caminhos da Sociobioeconomia: Impacto e Inovação na Amazônia”, que irá abordar a sociobioeconomia como um modelo eficaz de desenvolvimento sustentável que preserva os saberes tradicionais locais, gera emprego e renda, mantendo a floresta em pé. A proposta é evidenciar como a aliança entre sociedade civil, setor privado e comunidades tradicionais estão impulsionando soluções de impacto positivo na amazônia brasileira.
Participam do painel Otacílio do Nascimento, Diretor Executivo da Fundação Toyota do Brasil; Caetano Scannavino, Coordenador do Projeto Saúde & Alegria; Gabriela Souza Santos, Líder de Operações da AMAZ; e Ellen Bileski, CEO da Ecomunica, como mediadora do bate-papo.
Escola Floresta Ativa: modelo de sociobioeconomia em ação
Ainda durante o painel de sociobioeconomia, a Fundação Toyota do Brasil apresentará o Projeto Escola Floresta Ativa, desenvolvido em parceria com o Projeto Saúde & Alegria (PSA), em Santarém (PA). A iniciativa, que atua junto a comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas, já alcançou 318 comunidades, impactando mais de 16 mil famílias de forma direta e indireta.
Entre os resultados conquistados, destacam-se o aumento de 150% na produção de óleo de andiroba, com a renda local passando de R$ 38 mil para R$ 95 mil, e a quadruplicação da produção de mel, que passou de 230 para 1.000 unidades.
O fortalecimento do turismo de base comunitária também vem transformando a economia local, com crescimento de 84% no faturamento em empreendimentos da comunidade Vista Alegre, localizada no município de Santarém.
Na frente de infraestrutura verde, o projeto promoveu um crescimento de 60% na instalação de sistemas de energia solar, reduzindo em 90% o uso de diesel e beneficiando cerca de 7.500 pessoas. Já a inclusão digital alcançou 61 localidades, levando conectividade a mais de 6 mil pessoas.
Um dos diferenciais do Projeto Escola Floresta Ativa é o protagonismo das mulheres amazônidas, formadas como “Eletricistas do Sol”. O grupo é responsável pela instalação e manutenção dos sistemas solares nas comunidades. Essa atuação fortalece a autonomia técnica feminina e simboliza a transição energética justa e a promoção da justiça climática no território.
“O projeto Escola Floresta Ativa mostra que é possível gerar renda, conservar a floresta e garantir protagonismo às comunidades locais. Essa é a essência da sociobioeconomia e o caminho para um futuro sustentável que anda lado a lado com o compromisso da Fundação Toyota do Brasil em todo o território nacional”, pontua Otacílio do Nascimento, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.
Financiamento e inovação no Sul Global
A partir do dia 12 de novembro, o estande também dá lugar a encontros e discussões sobre preservação ambiental, inclusão produtiva e tecnologia em colaboração com o South Of The Future, plataforma de impacto voltada a conectar iniciativas locais à redes globais de inovação e financiamento. Entre os participantes estão Andreza Maia, cofundadora e diretora na Futuros Possíveis, TEDx Speaker e LinkedIn Top Voice, e Jairo Malta, curador do Museu das Favelas, fundador da Confluência das Favelas e da Corre.
O objetivo, além de levar conteúdo de qualidade para o público que estará presente, é promover conexões valiosas que irão ajudar a impulsionar novas oportunidades e ações concretas na agenda de clima, com impacto direto na sociedade civil.
Serviço
Painel: “Caminhos da Sociobioeconomia: Impacto e Inovação na Amazônia”
Data: 11 de novembro
Horário: das 11h às 12h30
Local: Estande da Fundação Toyota do Brasil, no Pavilhão Brasileiro da Green Zone (Parque da Cidade – R. Sen. Lemos – Souza, Belém – PA).
Lançamento do estudo: The Role of Bioethanol in Sustainable Mobility, Social and Economic Development
Data: 11 de novembro
Horário: 17h30
Local: Estande da Fundação Toyota do Brasil, no Pavilhão Brasileiro da Green Zone (Parque da Cidade – R. Sen. Lemos – Souza, Belém – PA).
Collab South Of The Future
Data: Dias 12, 18 e 19 de novembro
Local: Estande da Fundação Toyota do Brasil, no Pavilhão Brasileiro da Green Zone (Parque da Cidade – R. Sen. Lemos – Souza, Belém – PA).
Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Criada há 16 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a transformação socioeconômica através da educação de qualidade, preservação do meio ambiente, ajuda humanitária, conservação do patrimônio histórico, e promoção artística e cultural.
Atualmente, a Fundação apoia projetos de norte a sul do país, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Saiba mais no site: Link
Fundação Toyota do Brasil promove debate sobre sociobioeconomia e soluções concretas para descarbonização durante a COP30
