Furtos concentram 84% dos crimes contra veículos na RMSP
Furtos concentram 84% dos crimes contra veículos na RMSP*. Roubos recuam 11% em 2025, mas São Paulo segue como a cidade com mais ocorrências.
A redução dos roubos e o avanço dos furtos mudaram o perfil dos crimes contra veículos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)* em 2025. Entre janeiro e novembro, os furtos passaram a representar 83,93% do total de ocorrências, ante 80,82% no mesmo período de 2024.
No total, os registros envolvendo carros de passeio e utilitários caíram 11,61% na comparação anual, passando de 50.297 para 44.456 ocorrências. Os dados são do levantamento da Ituran Brasil, com base em informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
A mudança reflete principalmente a redução dos roubos, que envolvem abordagem direta ao motorista, enquanto os furtos, caracterizados pela subtração sem violência, seguem em alta, sobretudo no período noturno, quando os veículos permanecem estacionados por longos períodos em vias públicas.
Capital concentra mais ocorrências
A cidade de São Paulo lidera o ranking de ocorrências na RMSP, apesar da queda de 11% no período analisado. Os registros passaram de 32.118, em 2024, para 28.576, em 2025. Em seguida aparecem Santo André, com redução de 23%, de 3.638 para 2.773 ocorrências, e Guarulhos, com queda de 7%, de 2.817 para 2.598 registros.
Modelos mais visados
No ranking dos veículos mais visados, o Hyundai HB20 aparece em primeiro lugar, com 2.216 ocorrências, seguido pelo Ford Ka, com 2.139, e pelo Chevrolet Onix, com 2.081.
“Os modelos mais visados mantiveram-se praticamente os mesmos de 2024, com pequenas alterações na ordem. O Ford Ka, por exemplo, subiu da sexta para a segunda posição, indicando tendência de alta na região metropolitana. Esse aumento pode estar relacionado ao fato de ser um modelo mais antigo e amplamente utilizado por motoristas de aplicativo. Além disso, com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil, a reposição de peças se tornou mais difícil, o que pode impulsionar a procura no mercado paralelo”, afirma Fernando Correia, gerente de Operações da Ituran.

Horários e prevenção
Os crimes envolvendo veículos de passeio ocorrem com maior frequência no período noturno, principalmente na modalidade de furto, quando os veículos permanecem estacionados por longos períodos em vias públicas, sem vigilância.
Como medida preventiva, a recomendação é priorizar estacionamentos fechados, com supervisão, além do uso de dispositivos de proteção, como rastreadores e seguros, que contribuem para aumentar a segurança do veículo.
* RMSP: Região Metropolitana de São Paulo, formada por 39 municípios.
Furtos concentram 84% dos crimes contra veículos na RMSP*
