Aplicativos que avisam se carro deve passar por manutenção

Nem sempre os motoristas estão atentos à manutenção periódica. Afinal, com a correria do dia a dia, ela acaba ficando para depois. Para ajudá-los, existem muitos aplicativos para alertar sobre o período de manutenção. Veja quais são!

Quem nunca passou por aquele momento, em que só se lembra de fazer a manutenção do carro quando ele dá sinais de que já passou da hora? De preventiva ela passa a ser corretiva e, consequentemente, mais tempo e dinheiro.

Mas a tecnologia está aí para facilitar nossa vida, é só entrar na loja de aplicativos do seu smartphone e a solução para muitas questões do cotidiano estão a um toque de distância. E isso vale inclusive para a manutenção de carros, já que existem muitos aplicativos disponíveis para ajudar o motorista.

Ao registrar trocas de óleo, inspeções, balanceamento, alinhamento, rodízio de pneus, verificação de filtros, freios, palhetas e limpadores de pára-brisas e demais itens, estes aplicativos especializados programam lembretes de manutenção baseados em datas ou no hodômetro. Já informando dados de abastecimento, serviços, estacionamento, seguro e multas, por exemplo, são capazes de gerar relatórios sobre custos por quilômetro rodado, consumo, variação de preços em diferentes postos de combustível, além da categorização e proporção dos gastos com cada item.

Um bônus trazido por algumas versões é a aba de receitas, perfeita para motoristas de aplicativo gerenciarem e controlarem o fluxo de caixa.

Veja a seguir uma lista com as melhores opções para não esquecer mais de cuidar do seu automóvel e evitar riscos de panes e acidentes, além de gastos inesperados.

  1. Drivvo

O Drivvo é a solução completa para o controle de manutenção e desempenho do veículo. Para quem usa o carro, motocicleta ou caminhão para trabalhar, o aplicativo fornece dados sobre a relação entre despesas e receitas em tempo real.

Disponível para Android e iOS nas versões gratuita e premium. Nota 4,7 na Google Store e 4,8 na App Store. O destaque dos usuários vai para a interface descomplicada e intuitiva, além do preço acessível da versão paga.

  1. O Meu Carro

De todos os aplicativos desta lista, O Meu Carro é o mais completo para uso pessoal. Ele não oferece as funcionalidades de receita, mas traz como diferencial a possibilidade de anexar fotos e documentos aos registros, como recibos, batidas, itens que necessitam reparo, entre outros.

Além disso, permite a conversão para diversas unidades de medida e pode ser usado para mais veículos. Disponível nas versões gratuita e premium para Android e iOS. Nota 4,5 na Google Store e 4,6 na App Store.

  1. Carango

Um dos pioneiros na área, o Carango é praticamente um gerenciador de todos os aspectos do veículo. Para uso pessoal e profissional, o aplicativo permite número ilimitado de registros e a utilização para vários carros simultaneamente.

Disponível para Android na versão gratuita e premium. Nota 4,4 no Google Play.

  1. Infocar

Esse aplicativo é perfeito para quem quer controle e ama dados sobre desempenho. O Infocar realiza um diagnóstico para verificar a existência de alguma falha, como no sistema de ignição ou escape, por exemplo. Ele registra e analisa a maneira de dirigir atribuindo uma pontuação de condução econômica e segura.

Além de alertar sobre a troca de consumíveis com base na quilometragem, o aplicativo traz recomendações e balanços sobre os itens de manutenção. Como se não bastasse, ele ainda fornece informações e parâmetros de comparação com carros de fábrica, emparelhamento bluetooth e download de dados.

Disponível gratuitamente para Android e iOS. Nota 4,4 na Google Store e 4,7 na App Store.

  1. Recall

Além dos aplicativos que alertam sobre a necessidade de manutenção, o recall é outra circunstância que já conta com softwares próprios para informar os motoristas. O chamamento das montadoras para realizar alguma correção, troca ou conserto no veículo é importantíssimo, mas, por vezes, não chega a todos os proprietários.

Para mantê-los sempre informados, a companhia brasileira Eureka criou o Papa Recall. O software gratuito capta dados divulgados pelas montadoras e avisa os condutores sobre a existência de algum processo de recall.

Além disso, disponibiliza informações sobre o motivo do chamamento, os riscos que a condição do carro oferece, a correção a ser feita, o período em que o motorista deve se apresentar e a localização da concessionária mais próxima.

Então, agora você já tem em mãos uma lista de aplicativos que avisam se o carro deve passar por manutenção. Basta escolher o que melhor atende às suas necessidades, instalar e ficar mais tranquilo.

Fonte: Noticiando

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.