BlaBlaCar anuncia planos para adquirir Klaxit

Klaxit: empresa francesa de caronas para transporte diário

 

A BlaBlaCar, líder mundial de viagens compartilhadas por meio de caronas, anunciou hoje a aquisição planejada da Klaxit, startup francesa de caronas de casa para o trabalho, com o objetivo de aumentar sua oferta em caronas de curta distância.

O BlaBlaCar Daily, aplicativo lançado pela BlaBlaCar em 2018, permite o deslocamento de casa para o trabalho para otimizar o uso de veículos particulares no dia a dia. Por sua vez, a Klaxit, criada em 2012, foi responsável por mais de 2,6 milhões de viagens na França em 2022, e é especializada em deslocamentos diários para as necessidades específicas de empresas e instituições públicas. Com este projeto de aquisição, a BlaBlaCar procura complementar a atividade da BlaBlaCar Daily no segmento dos serviços, não só entre particulares, mas também nos seus acordos com administrações públicas e empresas.

Julien Honnart, cofundador e CEO da Klaxit, garante que:

“combinando nossas forças com as da BlaBlaCar, permitiremos que milhões de franceses que atualmente viajam sozinhos em seus carros no dia a dia possam compartilhá-lo e ter um impacto social e ambiental real “.

Nicolas Brusson, cofundador e CEO da BlaBlaCar, explica que:

“2023 deve ser o ano para mudar a escala de carona. Ainda temos um longo caminho a percorrer antes que o uso otimizado de carros particulares se torne um hábito para a maioria dos usuários de carros, mas agora é a hora de seguir em frente”.

Em dezembro do ano passado, o governo francês lançou um pacote de medidas concretas para promover o uso de carona em seu “Plan national covoiturage du quotidien – Plano nacional diário de caronas”. Este plano envolve um investimento superior a 150 milhões de euros para 2023, com o objetivo de atingir mais de 3 milhões de viagens diárias de carona no país até 2024. O governo francês espera que, com essas medidas, sejam economizados 4,5 milhões de toneladas de CO2 por ano.

Entre as 14 medidas do plano está a destinação de 50 milhões de euros para infraestrutura e construção de faixas de alta ocupação e outros 50 milhões de euros para subsídios de regiões francesas para caronas diárias. Mas a medida mais relevante é, sem dúvidas, o “bônus covoiturage”: um subsídio direto a novos motoristas de até 200 euros por ano, que soma aos subsídios oferecidos aos passageiros pelas regiões francesas, que inclusive tornam muitas dessas viagens gratuitas.

Sobre a possibilidade de lançar o aplicativo no Brasil, Nicolas Brusson garante que:

“na França, há um incentivo direto, inclusive econômico, para o uso da carona. Para a carona diária, é essencial que seja estabelecido um modelo público-privado, e temos interesse em lançar este modelo no Brasil, se este cenário for possível em um nível institucional”.

Sobre o BlaBlaCar Daily

BlaBlaCar Daily é o aplicativo da BlaBlaCar dedicado ao compartilhamento diário de caronas. Ele conecta motoristas e passageiros que fazem a mesma viagem ao mesmo tempo, para que possam compartilhar a jornada e os custos durante o deslocamento de casa para o trabalho. O BlaBlaCar Daily torna o compartilhamento diário de carros acessível e contribui para a economia ambiental em toda a França.

Sobre a Klaxit

Fundada em 2012 por Julien Honnart (CEO) e Cyrille Courtière (CTO), a Klaxit é uma das principais empresas francesas de caronas de casa para o trabalho. Para criar redes locais de compartilhamento de carros, a Klaxit conta com empresas que oferecem o serviço a seus funcionários e autoridades locais, e subsidiam viagens de compartilhamento de carros. Em março de 2023, a Klaxit tinha 350 clientes corporativos, incluindo 80% das empresas CAC40 que se inscreveram para uma solução de compartilhamento de carros e mais de 50 parceiros de autoridades locais. Mais informações sobre Klaxit.

Fonte: Blablacar

BlaBlaCar anunciou hoje a aquisição planejada da Klaxit

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.