Mitsubishi investe em app para tirar carros da estrada

A fabricante automóvel japonesa juntou-se à Toyota Financial Services para investir numa empresa finlandesa que desenvolveu uma aplicação para criar alternativas viáveis aos carros.

A Mitsubishi, com sede em Tóquio, comprou ações da MaaS Global Oy, uma empresa de Helsínquia que criou a aplicação para smartphones Whim, na sua última ronda de financiamento.

Com 24 milhões de euros angariados até ao momento, sem contar com esta última etapa de financiamento, a Mass Global adiantou que procurava parceiros estratégicos, mas que “não tragam apenas dinheiro, mas sim algo mais do que isso”, disse o seu CEO, Sampo Hietanen, à Bloomberg.

A ideia dos criadores da app é incorporar o conhecimento local com o investimento angariado e agilizar o ecossistema dos transportes nas cidades com a inclusão de bicicletas, autocarros, boleias, táxis ou carros alugados disponíveis na mesma plataforma.

“Isto é o que os carros tendem a representar para as pessoas. É esta promessa de liberdade de ir para qualquer lado e de qualquer forma que as pessoas procuram”, acrescentou.

Mediante o pagamento de uma mensalidade – que varia consoante o desejado -, os utilizadores podem utilizar todos os serviços de transportes públicos disponíveis de forma ilimitada e ter mesmo serviço de táxi e alugar automóveis sem qualquer custo adicional.

A Whim está disponível em Helsínquia desde 2017, estando também presente m Birmingham e em Antuérpia – e nos próximos cinco anos quer entrar no mercado japonês, mas também na Áustria ou em Singapura. Antes disso, em 2020, a aplicação estará em circulação em Miami, Vancouver e Chicago.

Fonte: Jornal de negócios

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.