Uber lança serviço de mototáxi em São Paulo

Uber lança serviço de mototáxi em São Paulo, em meio à disputa judicial entre Prefeitura e 99 Moto.  

A Uber lançou nesta quarta-feira (22) seu serviço de mototáxi em São Paulo, intensificando a concorrência nesse segmento e ampliando suas opções de serviço. A novidade ocorre em meio à disputa judicial entre a 99 e a Prefeitura da cidade, que tem questionado a regulamentação do serviço.

Recentemente, a administração municipal intensificou as operações contra o transporte irregular de passageiros por motocicletas, resultando na apreensão de mais de 100 motos associadas ao “99 Moto” até o momento.

A autoridade local proíbe esse tipo de atividade desde 2023, justificando a medida com preocupações relacionadas à segurança dos usuários.

Em resposta, a 99 argumenta que suas operações estão respaldadas pela legislação federal, especificamente pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, e anunciou que arcará com os custos das motos apreendidas, e também afirma que recorrerá ao Tribunal de Justiça de São Paulo para assegurar os direitos de seus motoristas e usuários.

A falta de diálogo entre as partes envolvidas agrava o conflito e para Nina Desgranges, pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), iniciativas como o projeto “Conecta Trabalhadores” são importantes para mediar situações semelhantes. “O projeto busca canalizar as vozes dos trabalhadores de app e conectá-los aos setores público e privado para discutir melhores condições de trabalho. Iniciativas como essa facilitam o diálogo e podem ajudar a encontrar soluções equilibradas para conflitos entre empresas de tecnologia e autoridades municipais”, diz.

A administração da cidade mantém sua posição contrária, com o prefeito Ricardo Nunes classificando a atividade como uma “carnificina” devido aos riscos envolvidos. Enquanto isso, os profissionais que utilizam a plataforma expressam preocupação com as apreensões e temem perder sua fonte de renda.

“A situação em São Paulo reflete desafios mais amplos enfrentados por cidades que buscam equilibrar inovação tecnológica com regulamentações locais. O diálogo aberto entre empresas de tecnologia, trabalhadores e autoridades é essencial para desenvolver soluções que beneficiem a sociedade como um todo”, finaliza a pesquisadora.

Nina Desgranges

Pesquisadora e Program Officer com experiência na gestão de projetos no terceiro setor, focando em tecnologia e direitos sociais, Nina integra a equipe de Democracia e Tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio). Também é doutoranda em Sociologia e Antropologia pela UFRJ, onde também concluiu o Mestrado e a Graduação em Ciências Sociais, summa cum laude; afiliada ao LED-IFCS e à Lavits, atua com métodos digitais, etnografia e advocacy, liderando projetos de pesquisa e colaborando com equipes multidisciplinares e stakeholders.

Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio)

O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) é uma organização independente e sem fins lucrativos que atua na interseção entre tecnologia, inovação e sociedade. Fundado em 2013, o ITS tem como missão influenciar a criação de políticas públicas, fomentar o debate sobre a governança da internet e desenvolver soluções que promovam a inclusão digital e o uso ético da tecnologia. Com projetos e pesquisas de impacto global, o ITS trabalha para garantir que os avanços tecnológicos sejam aliados no fortalecimento da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável.

Projeto Conecta Trabalhadores

O Conecta Trabalhadores é uma iniciativa dedicada a promover melhores condições de trabalho para os profissionais de aplicativos, conectando suas vozes às esferas pública, privada e da sociedade civil. Atuando como uma plataforma de diálogo, o projeto busca fomentar a organização e articulação dos trabalhadores, criando espaços para discussões multissetoriais que possibilitem avanços reais na regulação do setor e na proteção dos direitos trabalhistas. Presente no Brasil e na Colômbia, o Conecta Trabalhadores integra ações regionais e internacionais em prol de um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo para todos.

 

Imagem: reprodução site Uber

Uber lança serviço de mototáxi em São Paulo, em meio à disputa judicial entre Prefeitura e 99 Moto.  

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.