Advertida pelo Procon, Ford reconhece falhas no câmbio PowerShift
Após receber centenas de reclamações de consumidores, a Fundação Procon de São Paulo notificou a Ford do Brasil sobre problemas no câmbio automatizado de dupla embreagem PowerShift, que equipa New Fiesta, Focus (nas carrocerias Hatch e Sedan) e EcoSport. A notificação foi recebida pela montadora no dia 26 de novembro de 2015, e a resposta protocolada foi enviada em 18 de dezembro de 2015, reconhecendo que existem falhas no câmbio e que irá informar os clientes (via carta comum ou mala direta) para realizar reparos necessários sem custos e estender a garantia de três para cinco anos dos veículos que apresentarem o problema.
Nos automóveis Ford novos, serão adotados um novo vedador da transmissão, com adição de fluorocarbono em sua composição, na região do lábio de vedação, para evitar a contaminação da embreagem com o fluido de transmissão.
Os modelos já em posse de consumidores que apresentarem problemas terão a substituição do câmbio em garantia (segundo a montadora, há quantidade suficiente de embreagens em estoque, e no próximo mês está prevista a chegada de mais componentes) e a garantia de três anos será estendida para 5 anos ou 160.000 quilômetros, o que ocorrer primeiro.
Segundo informações do mercado, o câmbio PowerShift equipa 36,3% dos Fiesta comercializados no Brasil, 37,2% dos EcoSport e nada menos que 83,4% dos Focus.
Introduzido no lançamento da atual geração do EcoSport com motor 2.0 em 2012 e incorporado às versões mais completas de New Fiesta e Focus em 2013, o PowerShift é um câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas, que possui uma embreagem para a primeira, terceira e quinta marcha, e outra para a segunda, quarta e sexta marcha.
De acordo com consumidores, o mau funcionamento causa trepidações, ruídos e superaquecimento no sistema. Os problemas relatados se referem a modelos fabricados entre 2013 e 2014. Com estas falhas, é preciso trocar prematuramente o kit da embreagem. Em casos extremos, há problemas entre a passagem das marchas ou demora para o câmbio responder, havendo também reclamações sobre perda de força (especialmente em aclives), superaquecimento e até de pane, com o travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas.
A Ford rebate, afirmando que se trata de um “pequeníssimo merejamento”, que não gera perda de força motriz, e a trepidação corresponde ao desgaste natural da embreagem de um carro com câmbio manual. Este sintoma apareceria antes do fim da vida útil da embreagem do PowerShift.
De acordo com consumidores, o mau funcionamento causa trepidações, ruídos e superaquecimento no sistema. Os problemas relatados se referem a modelos fabricados entre 2013 e 2014. Com estas falhas, é preciso trocar prematuramente o kit da embreagem. Em casos extremos, há problemas entre a passagem das marchas ou demora para o câmbio responder, havendo também reclamações sobre perda de força (especialmente em aclives), superaquecimento e até de pane, com o travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas.
A Ford rebate, afirmando que se trata de um “pequeníssimo merejamento”, que não gera perda de força motriz, e a trepidação corresponde ao desgaste natural da embreagem de um carro com câmbio manual. Este sintoma apareceria antes do fim da vida útil da embreagem do PowerShift.
De toda forma, na resposta protocolada ao Procon, a Ford reconhece o problema e afirma que irá realizar os reparos nos veículos envolvidos e que irá estender o período de garantia exclusivamentepara:
- New Fiesta 2013 e 2014
- EcoSport 2013 e 2014
- Focus 2014
Os consumidores devem estar atentos ao recebimento desta correspondência e guardá-la junto ao manual do proprietário, e solicitar este comunicado à montadora, caso não o tenha recebido.
Caso os modelos envolvidos tenham ultrapassado a marca de 160 mil quilômetros rodados antes do término dos três anos de garantia de fábrica, ou ainda que a garantia de 3 anos tenha expirado, o atendimento deverá ser normal, com a realização de reparos ou troca do sistema.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos. Mas de acordo com a Ford, não há registros com vítimas causados pelo câmbio e, portanto, não haveria perigo à saúde e segurança do consumidor, motivo pelo qual não está sendo anunciado um recall tradicional, com divulgação pública (em rádios, TVs, jornais) e informações sobre chassis envolvidos.
Fonte: AutoRealidade