Câmara recebe lançamento de livro sobre segurança no trânsito

2016-09-28-lancamento-livro-educacao-de-transito-na-formacao-do-motorista-abueno8610abre

Lançamento do livro ‘A Educação de Trânsito na Formação do Motorista Brasileiro a partir do Novo Código de Trânsito’ na Câmara Municipal
Foto: André Bueno / CMSP


DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu na noite de quarta-feira (28/9) o lançamento do livro ‘A Educação de Trânsito na Formação do Motorista Brasileiro a partir do Novo Código de Trânsito’, escrito pelo inspetor de agrupamento da Divisão de Trânsito da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Júlio Cesar Figueiredo. O evento foi uma iniciativa do vereador Ari Friedenbach (PHS).

julio-cesar2016-09-28-lancamento-livro-educacao-de-transito-na-formacao-do-motorista-abueno8621mio

Inspetor de agrupamento da Divisão de Trânsito da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Júlio Cesar Figueiredo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Julio Cesar Figueiredo é presidente do Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Segurança Urbana e sobre as Dinâmicas da Violência. Sua publicação é resultado da experiência e pesquisa de mais de 10 anos sobre o trânsito e aborda práticas de segurança e orientações de conduta.
“Percebi que não existia nenhuma literatura para pesquisas sobre este tema. Resolvi escrever e colocar em prática esse aprendizado nessa coletânea para poder ajudar os educadores de trânsito”, destacou.
Segundo Figueiredo, a principal mudança na postura dos motoristas veio a partir do Código de Trânsito instituído pela Lei Federal Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que dá ênfase na boa formação de condutores. Já o maior vilão de boas práticas no trânsito, segundo ele, vem da inserção das novas tecnologias na direção. “Celular, palmtops, tablets e outros eletrônicos que tiram a atenção do motorista prejudicam muito. Acredito que as montadoras deveriam pensar em sistemas de bloqueio ao uso de internet por motorista para que diminua o número de acidentes por esse motivo”, alertou o GCM.
Para o vereador Friedenbach, o livro é um presente para a cidade. “O Figueiredo está entregando esta obra para cidade, um estudo muito importante para a segurança das pessoas. Estamos recebendo esse lançamento hoje aqui na Câmara justamente para valorizar pessoas como ele, que estão na GCM e entregam sua qualidade humana e intelectual em prol da sociedade. Esse livro dá acesso a informação de qualidade e com conteúdo de alguém que sabe muito do que esta falando”, disse.
O Comandante Geral da GCM, inspetor de agrupamento Gilson Menezes, ressaltou a importância do trabalho da Guarda em prol do funcionamento da cidade. “Esta publicação mostra que dentro da GCM temos profissionais da maior capacidade, de um nível profissional e intelectual extraordinário. O lançamento desse livro se dá coincidentemente no mês de aniversário da GCM,  onde ao fazermos 30 anos conseguimos mostrar para sociedade que temos muito a contribuir e que já temos um grande acúmulo de contribuições a São Paulo”, afirmou.
Fonte: Câmara Municipal de São Paulo

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.