Carros elétricos poderão ficar mais baratos que os comuns, segundo CEO da Mitsubishi
De acordo com Masaki Sakuyama, CEO da Mitsubishi Motors, os carros elétricos podem alcançar um nível de preço inferior ao dos carros comuns, movidos por gasolina. Para o executivo japonês, o principal fator que torna caro esse tipo de automóvel é a bateria, mas esse custo enorme pode cair conforme a demanda aumenta no mercado mundial.
Sakuyama diz: “O custo da bateria agora está caindo muito rapidamente, então, no futuro próximo, o custo do veículo elétrico será comparável aos carros convencionais”. Segundo o chefe da Mitsubishi, conforme mais cidades e países reduzem a circulação de carros movidos por gasolina ou diesel, bem como anunciam o fim da comercialização dos mesmos, a tendência é um aumento expressivo nas vendas de carros elétricos e híbridos, o que ajudará na redução dos custos.
Além disso, para o líder nipônico, os custos de produção das baterias chegarão a um nível inferior ao necessário para produção de motores de combustão interna. Uma questão importante nessa mudança de rumo do mercado automotivo mundial é o custo em tecnologia para se manter um motor a gasolina limpo diante de normas ambientais cada vez mais rigorosas. Assim, os custos tenderão a crescer para motores convencionais, especialmente os diesel.
A redução no consumo de combustível, mais os incentivos fiscais governamentais, facilitam a introdução do carro elétrico no cotidiano das pessoas. Outro fator é a competição pelo novo mercado. Acontece que o mercado automotivo nos moldes atuais tem de certa forma, espaço para os fabricantes já estabelecidos. Mas, o mercado futuro de carros elétricos ainda é uma incógnita, apesar das projeções mundiais.
Isso porque existe o movimento para o compartilhamento, com uma redução esperada nas vendas para os consumidores, já que a condução autônoma tornará o uso do automóvel acessível para qualquer pessoa. Nesse ambiente, quem for competitivo levará vantagem. E isso se traduz em um volume maior de veículos oferecidos ao mercado. Quanto mais, menor o custo e melhor o preço para as empresas que vão operar tais veículos.
Na Mitsubishi, a estratégia da marca é direcionar os produtos futuros para a nova realidade do mercado mundial, apesar de atualmente produzir o já pouco eficiente MiEV, que surgiu como um dos primeiros carros elétricos de massa do mundo. Com a aquisição do controle da Mitsubishi Motors pela Nissan, a divisão Mitsubishi Electric deixou de fazer parte da empresa, mas Sakuyama diz que ela agora é um fornecedor do fabricante de veículos e está desenvolvendo novas baterias e motores elétricos, que equiparão os futuros carros elétricos da marca nos próximos anos.
Fonte: Notícias Automotivas