Chinesa Great Wall compra fábrica da Mercedes no Brasil

Presente em mais de 60 países, montadora chinesa Great Wall compra fábrica da Mercedes e  deve trazer SUV Haval H6 e picape média Poer ao Brasil já em 2022

 

A Great Wall Motors pode finalmente estar de malas prontas para vir ao Brasil. Com planos de vender picapes e SUVs no país, a montadora chinesa teria comprado a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). A fábrica foi desativada em dezembro do ano passado. As informações foram divulgadas pelo jornalista Marcelo Ninio, do jornal O Globo.

De acordo com o colunista, a aquisição da fábrica paulista foi concretizada há cerca de duas semanas. Apesar de não ter sido anunciada de forma oficial pela Great Wall, uma publicação interna da montadora do dia 25 de junho explica os detalhes internos da unidade fabril. E que a linha de montagem local estaria dentro dos padrões necessários para a produção de carros da empresa.

A publicação não comenta detalhes como as condições de negociação ou quais modelos serão produzidos pela Great Wall no Brasil. No entanto, rumores indicam que a montadora chinesa pretende oferecer inicialmente o SUV médio Haval H6. E também a picape média Poer, que foi registrada no país em 2020. A princípio, ambos os modelos chegariam ao país importados, sendo produzidos localmente pouco tempo depois.

Picape média Poer também deve ser oferecida pela Great Wall no Brasil.

Com planos de vender 4 milhões de carros em 2025, a Great Wall tem planos de expansão global. Além da fábrica brasileira da Mercedes, a montadora chinesa também adquiriu recentemente uma fábrica da General Motors na Tailândia. E  negocia a compra de uma outra unidade fabril do grupo americano na Índia. Além disso, a Great Wall também produz carros na Rússia desde 2019. A Great Wall atua através das submarcas Haval (SUVs), Ora (carros elétricos), Great Wall Motors Pickup (picapes) e a divisão de luxo Wey.

Presente em mais de 60 países, a Great Wall já tenta entrar no Brasil há alguns anos. Em 2009, o antigo SUV Hover teve algumas unidades importadas para o país, mas a tentativa não deu certo. Pouco depois, entre 2011 e 2013, executivos da empresa chegaram a visitar algumas cidades e até anunciaram uma fábrica local. Novamente sem sucesso. Desde 2018, no entanto, os rumores sobre a vinda da Great Wall ao Brasil ganharam força novamente.

Ora Punk Cat: divisão elétrica da Great Wall ficou famosa pela cópia do Fusca mostrada em Xangai.

Dentre as alternativas estudadas pela Great Wall, a compra de uma fábrica já pronta permitiria uma rápida introdução da marca no mercado. A fábrica da Mercedes em Iracemápolis foi desativada pela montadora alemã em dezembro do ano passado. Por causa do baixo volume de produção e pela crise econômica agravada pela pandemia. A planta produzia o sedã de luxo Classe C e o SUV premium GLA. Ambos os modelos ganharam novas gerações no exterior recentemente, e serão oferecidos no país somente importados.

Chinesa Great Wall compra fábrica da Mercedes

Fonte: terra.com.br

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.