Cinco destaques automotivos do ano de 2017
O ano de 2017 mostrou a luz no fim do túnel para a indústria automotiva no Brasil. Se em 2016 foi o fundo do poço, os emplacamentos em 2017 terão alta de cerca de 10%, em parte impulsionados pelas vendas diretas, que já representam 40% dos negócios – eram 32% em 2016. A produção de veículos terá um salto de 28%, e isso se deve ao excepcional desempenho das exportações, com recorde histórico e alta de 54% em relação a 2016. A promessa é de um 2018 um pouco melhor, embora os possíveis rumos das eleições ainda assustem muita gente na indústria e no mercado financeiro. Listamos os cinco destaques do ano que não queria terminar
Onix consolida liderança
O Chevrolet Onix vende mais do que o dobro do segundo (Hyundai HB20) e terceiro (Ford Ka) colocados somados. Preciso escrever mais? Com média mensal de 16 mil unidades e chegando a recordes de 18 mil unidades por mês, é o líder com sobras e não deve deixar o pedestal tão cedo.
Alta dos SUVS
Antes eram os sedans, mas hoje os Utilitários Esportivos, os SUVs estão no topo da preferência nas vendas. As mais importantes fabricantes têm mais de um modelo de SUV em seu portifólio e as altas vendas justificam a aposta. Outra vantagem para as montadoras e para concessionárias é a boa margem de rentabilidade. Em 2018 deve prosseguir vendendo bem.
Volta dos hatchs médios
Com o Fiat Argo, o sucesso do Volkswagen Novo Polo e o Renault Kwid fica clara a disposição da indústria de oferecer boas opções para quem não quer aderir à onda dos SUVs e crossovers, embora o Kwid se coloque como o SUV dos compactos. O Argo chegou na metade do ano, demorou para embalar, e agora vem vendendo cerca de 4 mil unidades mês. O Polo é o que chegou mais tarde, mas vendeu 3.831 em novembro, seu primeiro mês cheio, e deve repetir o volume em dezembro. Já o Kwid é um mistério: figurou como o segundo mais vendido em outubro, mas despencou em novembro e dezembro, colhido por um grande recall. Só 2018 é que vai dizer o real tamanho de mercado desses três modelos, mas tudo indica que Argo e Polo terão um mercado de respeito. Kwid deve continuar vendendo bem por conta do excelente preço e custo benefício.
Jeep Compass: o fenômeno
Este SUV médio, cujos preços estão acima de R$ 100 mil figurou várias vezes no top 10 de vendas no Brasil. O Jeep feito em Pernambuco foi a maior surpresa de 2017. Veio crescendo de forma consistente desde seu lançamento, há pouco mais de um ano. Até 18/12 contabilizava 46.886 emplacamentos, quase 3 mil a mais que o Honda HR-V, líder em 2015 e 2016. Foi uma aposta ousada da FCA num segmento que até então era um nicho de mercado. Ele continua vendendo bem e tem versão para todos os gostos e bolsos com opção de motores flex, a diesel, tração 4×2 ou 4×4.
Toyota Corolla: sedan mais desejado
Quer saber qual o sedan mais desejado do Brasil? Quem disse Toyota Corolla acertou e não é uma resposta difícil. O carro da marca japonesa é o mais vendido do mundo e no Brasil vende em seu segmento o dobro do segundo e terceiro colocados. Ficou algumas vezes entre os cinco mais vendidos do Brasil. Tem preço a partir de R$ 94.500 (versão GLi) e vem com controle de estabilidade e sete airbags, sempre com câmbio automático. Um best seller imbatível.
Fonte: Diário do Nordeste Blogs