Consultor mostra como melhorar o desempenho do carro

Do abastecimento à calibragem de pneus, veja as dicas e coloque em prática no dia a dia

Carro-1

Melhorar a eficiência e o rendimento do veículo é um sonho acessível para qualquer motorista e pode ser colocado em prática no dia a dia, com atitudes simples. Acompanhe as dicas do consultor Alexandre Reolon, da Dailycar:

Carro-2

No posto de combustível

Na hora de abastecer, o ideal é completar até o automático da bomba e nunca passar desse nível. “Caso ultrapasse, o combustível ‘extra’ irá vazar pelo duto de respiro do tanque e você estará literalmente jogando fora seu dinheiro”, avisa o consultor.

Carro-3

Calibre os pneus

“Rodar com os pneus calibrados de acordo com as instruções do fabricante, respeitando sempre se o veículo está carregado ou não, pode gerar uma boa economia de combustível. Pneus com calibragem abaixo do recomendado aumentam a área de contato do pneu com o asfalto e exigem uma maior força do motor para o deslocamento do veículo”, explica Alexandre Reolon.

Carro-4

No congestionamento

Por mais que esteja tudo parado na sua frente, evite desligar o veículo a cada parada. “No momento da partida existe certo desperdício de combustível, o qual pode ser maior do que o consumo de manter o carro ligado. Carro com transmissão manual deve permanecer desengatado (em ponto morto) enquanto estiver parado, pois manter o veículo engatado com a embreagem acionada vai gerar um desgaste desnecessário no conjunto de embreagem”, orienta o consultor automotivo.

Carro-5

Troca de filtro

Alexandre Reolon garante que se o motorista não trocar o filtro de ar e de combustível pode afetar o desempenho do veículo. “O primeiro é responsável pelo ar que o carro ‘respira’. Um filtro de ar saturado dificulta a aspiração do ar pelo motor e compromete o seu correto funcionamento. Já um filtro de combustível saturado faz com que chegue menos combustível do que deveria chegar no motor, prejudicando também seu funcionamento. Por isso, é sempre importante seguir as recomendações do fabricante e trocar os filtros na periodicidade correta”, diz.

Carro-6

Mantenha os bicos injetores limpos

O consultor lembra que é essencial manter os bicos injetores limpos, de acordo com a recomendação do fabricante. “Assim como o filtro de combustível, um bico injetor saturado pode dificultar a injeção de combustível no motor, impedindo uma queima de combustível correta”, observa.

Carro-7

Condução adequada
De acordo com Alexandre Reolon, não adianta seguir todas as recomendações se o motorista não tiver consciência de que o seu modo de condução é o fator  de maior influência no consumo de combustível. “Esticar muito as marchas, não usar o freio motor em descidas, acelerar muito entre um semáforo e outro, enfim, só é possível conseguir uma boa autonomia para o carro se o veículo estiver devidamente revisado e se o motorista tiver autocontrole e compreender que andar de modo mais tranquilo pode ser muito saudável para seu bolso”, avisa.

Fonte: R7 | NOTÍCIAS – Matéria Patrocinada –

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.