Comunicação entre veículos deve ser obrigatória nos EUA em 2023

De Tecmundo
audi-v2i Comunicação entre veículos deve ser obrigatória nos EUA em 2023

O Departamento de Transportes dos EUA (DoT) anunciou que pretende tornar obrigatória a tecnologia de comunicação entre veículos, a chamada V2V ou vehicle-to-vehicle. A ideia é que esse sistema seja implantado de forma definitiva em 2013.
Antes disso, porém, o processo para o regulamento da lei deve ser completado até 2019. Posteriormente, outros ajustes serão feitos até 2021. Com a comunicação V2V, o DoT espera que haja uma redução no número de acidentes, atropelamentos, ampliando a segurança em ruas e estradas.
Com o V2V, os veículos poderão compartilhar entre si diversas informações que deverão ser repassadas aos condutores ou assumidas pelos carros autônomos para ajuste na condução, de acordo com a situação apresentada. Acidentes, pistas escorregadias, neblina, alagamentos, atropelamentos, carros quebrados, bloqueios, entre outras informações, poderão ser acessadas por todos os motoristas ao longo da estrada ou no meio urbano, como hoje se faz com aplicativos como Waze, por exemplo.
Paralelamente ao V2V, o sistema V2I permitirá que os veículos também se comuniquem com o gerenciamento de tráfego das cidades, passando não só as informações colhidas pelo V2V, mas também recebendo outras provenientes da engenharia de trânsito. A integração com semáforos e outros meios de controle de tráfego trará benefícios em termos de fluidez do trânsito, reduzindo o tempo de viagem e os congestionamentos. As duas tecnologias já estão em testes nos EUA há alguns anos.
Fonte: Notícias Automotivas
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.