Os carros menos seguros do Brasil, segundo o Cesvi
Estudo aponta quais veículos à venda no País têm menos itens de segurança para evitar acidentes e proteger passageiros e pedestres em batidas
São Paulo – O Renault Logan Authentique 1.0, o Renault Clio Expression 1.0, o Fiat Palio Fire Way 1.0 e o Fiat Palio Fire são os carros menos seguros entre os mais vendidos no Brasil, de acordo com o Índice de Segurança divulgado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária da Mapfre (Cesvi).
Criado em 2008, o Cesvi atualizou a metodologia do índice, já que desde então itens como o sistema de freios ABS e o airbag se tornaram obrigatórios, os veículos passaram a ter mais recursos tecnológicos e o consumidor ficou mais exigente.
Na nova versão do estudo, os veículos são classificados por números e por estrelas. Os dois critérios facilitam a comparação entre os modelos, já que mesmo que dois veículos empatem na classificação por estrelas, eles podem receber diferentes classificações numéricas.
Quanto maior for o número da nota (entre 10 e 60), pior a classificação. Com relação à pontuação por estrelas, (de 1 a 5), quanto menos estrelas, pior é a posição do carro no ranking (veja também quais são os carros mais seguros do Brasil).
A pontuação de cada veículo é baseada em seu desempenho em cinco grupos básicos de equipamentos de segurança: Seguranças Ativa e Passiva; Assistências à Condução e a Segurança e Proteção ao Pedestre.
O ranking inclui os veículos mais vendidos em 2015, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Fazem parte do estudo 293 versões de 58 veículos, fabricados por 14 montadoras. Essa amostra representa cerca de 90% dos veículos novos comercializados no ano passado.
Veja abaixo os carros de passeio que tiveram o pior desempenho no Índice de Segurança do Cesvi Brasil:
1º lugar: Renault Logan Authentique 1.0 16V Flex
Índice: 52
Estrelas: 1
2º lugar: Renault Clio Expression 1.0 4p
Índice: 52
Estrelas: 1
3º lugar: Fiat Palio Fire Way 1.0 Flex
Índice: 52
Estrelas: 1
4º lugar: Fiat Palio Fire 1.0 Flex (40 e 2p)
Índice: 52
Estrelas: 1
5º lugar: Renault Logan Expression 1.6 Flex
Índice: 50
Estrelas: 2
6º lugar: Renault Logan Expression 1.0 16V Flex
Índice: 50
Estrelas: 2
7º lugar: Renault Logan Dynamique 1.6 8V Flex
Índice: 50
Estrelas: 2
8º lugar: Renault Logan Dynamique 1.0 8V Flex
Índice:
Estrelas:
9º lugar: Nissan Frontier SV Attack AT
Índice: 50
Estrelas: 2
10º lugar: Nissan Frontier S MT
Índice: 50
Estrelas: 2
11º lugar: Fiat Uno Way 1.0 Flex 2017 4p
Índice: 49
Estrelas: 2
12º lugar: Fiat Uno Attractive 1.0 Flex 2017 4p
Índice: 49
Estrelas: 2
13º lugar: Volkswagen Saveiro Trendline CS
Índice: 49
Estrelas: 2
14º lugar: Volkswagen Saveiro Robust CS
Índice: 49
Estrelas: 2
15º lugar: Renault Sandero Authentique 1.0 16V Flex
Índice: 49
Estrelas: 2
16º lugar: Fiat Strada Working CE 1.4 Flex 2p
Índice: 49
Estrelas: 2
17º lugar: Fiat Strada Working CD 1.4 Flex 3p
Índice: 49
Estrelas: 2
18º lugar: Fiat Strada Working 1.4 Flex 2p
Índice: 49
Estrelas: 2
19º lugar: Fiat Strada Trekking CD 1.6 16V Flex 3p
Índice: 49
Estrelas: 2
20º lugar: Fiat Strada Adventure CE 1.8 16V Flex 2p
Índice: 49
Estrelas: 2
21º lugar: Fiat Strada Adventure CD 1.8 16V Flex 2p
Índice: 49
Estrelas: 2
22º lugar: Citroën C3 1.2 Manual Origine PureTech
Índice: 49
Estrelas: 2
23º lugar: Peugeot 208 Active 1.2 Manual
Índice: 49
Estrelas: 2
Metodologia
No grupo Segurança Ativa são avaliados equipamentos que buscam evitar acidentes, como sistemas de antitravamento das rodas (ABS) e de assistência à frenagem (BAS); distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS).
Em Segurança Passiva, que tem como objetivo amenizar os ferimentos aos ocupantes em acidentes, 18 itens são analisados, incluindo barras de proteção lateral, acessório para retenção de crianças no banco traseiro, encosto de cabeça para todos os ocupantes e airbags.
A Assistência à Condução reúne um grupo de equipamentos que auxiliam o motorista na condução do veículo. Entre os 16 itens analisados, estão detectores de faixa (sistema que alerta o motorista em caso de sonolência ou distração ao sair repentinamente de uma faixa), desembaçador traseiro e limitador de velocidade.
Em Assistência à Segurança foram avaliados cinco equipamentos que alertam o motorista sobre as condições de uso do veículo: alerta de desativação de airbag, de uso de cinto de segurança e detector de fadiga.
No grupo Proteção ao Pedestre são avaliados componentes que buscam amenizar ferimentos em caso de atropelamento, como capô ativo (sistema que aciona as dobradiças do capô), barras de proteção (localizadas na região dianteira dos veículos) e airbag para pedestres.
Fonte: Exame. com