Fiat já testa aspirante a carro mais barato do país, que chega em 2016
A Fiat trabalha de forma discreta, já há alguns anos, no substituto do Palio Fire, atualmente o carro mais barato produzido no Brasil. Ele será um subcompacto do tamanho de um Volkswagen up! (3,61 metros de comprimento) e tem como meta, pelo menos, repetir o sucesso de seu antecessor, utilizando para isso o argumento de ter o menor preço do mercado nacional.
Seu projeto é conhecido internamente em Betim (MG), cidade onde fica localizada a sede da Fiat no país, pelo número 344, mas possui outras variações, como X3C e X1H, conforme já divulgado pelo site do segredeiro especialista Marlos Ney Vidal, a quem agradecemos pelas imagens que ilustram esta reportagem.
O novo Fiat deveria chegar este ano, mas “atrasou”: estreia só em 2016 por conta do ritmo lento do mercado. Ele vai utilizar a mesma plataforma do Uno, mas com algumas adaptações, e será o responsável por estrear uma nova linha de motores da marca, como não se vê na marca atualmente.
Haverá um três-cilindros 1.0 de seis válvulas (duas por cilindro, visando maior economia de combustível) e mais de 80 cv para as versões mais básicas. E também o moderno 0.9 MultiAir (derivado do propulsor bastante premiado pela imprensa na Europa), com dois cilindros, turbo, injeção direta e oito válvulas (quatro por cilindro), possivelmente já adaptado para ser bicombustível.
As versões mais caras deverão contar com Start-Stop (que desliga e religa o motor em paradas rápidas para poupar combustível), inaugurado pelo Uno em 2014.
Mais “fofo” que Uno e up!
Junto a fontes ligadas à Fiat, UOL Carros apurou que o desenho do city-car — que ainda não tem nome definido — deve mesmo seguir a linha visual do Uno, que segue uma proposta de design baseada em “quadrados redondos” espalhados pela carroceria, mas num formato ainda mais… “simpático”.
Nas fotos desta reportagem, repare que as lanternas do carro fotografado são as do Palio Fire e os faróis, do Uno. O futuro carro, porém, terá um conjunto óptico totalmente novo, diferente do que já é conhecido na linha Fiat — a lanterna, por exemplo, não será na coluna, como acontece no Uno.
Especula-se ainda que a tampa do porta-malas será de vidro, algo que a Volkswagen não conseguiu fazer no up! nacional, mas que existe na Europa.
Por André Deliberato, do UOL.