GM contra-ataca com novos Onix, Prisma, Cruze, S10 e Trailblazer
A GM não quer ficar parada e se prepara para responder aos recentes lançamentos do mercado. Depois da atualização de VW Gol e Voyage, Hyundai HB20 e HB20S, entre outros compactos, a marca agora corre para contra-atacar com a atualização de Onix (o carro mais vendido do Brasil na atualidade) e Prisma.
Além disso, a empresa vai responder às renovações do segmento de picapes (Fiat Toro, Toyota Hilux, Renault Duster Oroch e, mais recentemente, Ford Ranger) com um facelift da S10; e ao mercado de SUVs de sete lugares, principalmente após o renascimento do SW4, com um (também) facelift do Trailblazer.
As mudanças não param por aí: a nova geração do Cruze, que terá como maior responsabilidade ser a estrela da marca no Salão de São Paulo, em novembro, promete recolocar a montadora na briga pelo topo da categoria dos médios.
Tudo faz parte do plano global da empresa de renovar toda a linha e produzir 2,5 milhões de unidades no mundo por ano, a partir de 2020. As novidades reservadas para o Brasil já rodam em vários testes pelo país. UOL Carros preparou álbum com os melhores flagras enviados por leitores. Confira para saber mais detalhes.
Mas quando?
Segundo fontes ligadas ao fabricante, S10 e Trailblazer iniciam o processo de renovação ainda neste primeiro semestre. Conforme os protótipos revelados no Salão de Bancoc, as alterações devem se concentrar no desenho frontal e no conteúdo de equipamentos. Motor e transmissão devem ser os mesmos.
Em novembro será a vez do Cruze estrelar o Salão de SP e chegar às lojas em seguida, possivelmente na virada do ano, já como linha 2017 — dessa forma, Cruze hatch surgiria apenas nos primeiros meses do ano que vem. A Chevrolet revelou, nesta segunda-feira, que o modelo começa a ser fabricado em maio na planta de Rosário (Argentina).
Onix e Prisma podem demorar um pouco mais e estrear só no começo do ano que vem, principalmente por conta do sucesso que o hatch tem feito no mercado mesmo sem mudanças importantes desde que foi lançado, em 2012. Mas uma aparição do novo visual ainda este ano, no salão — a maior vitrine possível para isso –, não está descartada. A expectativa é de que a dupla de compactos receba um novo motor, menor e mais econômico que o atual 4-cilindros SPE/4, evolução do antigo VHCE.