Mercado lança 2,3 carros por dia
Com vendas de 737.337 unidades e crescimento de 20,4% sobre o primeiro quadrimestre do ano passado, o setor de carros e comerciais leves está vivendo um momento importante no mercado. E como consequência, o consumidor recebe uma enorme quantidade de novidades. Foram quase 190 lançamentos de modelos e versões nos quatro primeiros meses do ano, média de 2,3 por dia.
O dinamismo do mercado e a forte concorrência fazem com que as montadoras mudem a cada momento as suas estratégias, retirando determinadas versões menos procuradas e oferecendo novas opções ao consumidor, com mais itens de conforto e segurança para atender o cliente exigente, e, também, mais peladas, com o objetivo de reduzir o preço final e atender aquele comprador com menor poder aquisitivo. Têm ainda as versões especiais, como o Hyundai HB20 Copa do Mundo. A ação do concorrente é outro determinante para as alterações no catálogo de ofertas. O curioso é que, embora a lei permita, nem todas as novidades são modelo 2019. Tem muito modelo 2018 recém-lançado.
Então, fica aqui a primeira dica para quem vai comprar: na hora da escolha, a melhor opção do ponto de vista financeiro é o modelo 2019, que vai valer mais na hora da revenda. Segundo os dados do Selo Maior Valor de Revenda, a tendência é o modelo 2019 valer no mínimo 10% mais do que o 2018, mesmo que o carro não tenha sofrido nenhuma alteração.
Fiat Cronos, Chevrolet S-10 Midnight, Ford EcoSport Storm, VW Tiguan, Amarok V6 e Virtus, Toyota Corolla e SW4, Volvo XC40, Audi A6, Peugeot 5008, Honda CR-V e Civic Si foram alguns dos carros novos que chegaram mais recentemente.
Ao todo, 25 marcas lançaram novos modelos e versões este ano, sendo que a Renault foi a que mais apresentou novidades, 25, seguida pela Toyota com 23, a Ford com 20 e a Mercedes-Benz com 16. Mas marcas de nicho de mercado, como Porsche (4 versões) e Jaguar (8), além da novata Ssangyong (8) também apresentaram lançamentos (veja a lista de lançamentos por marca)
A Renault lançou 25 versões, sendo oito opções só do furgão Master, sete do Duster, um Captur, quatro Sandero e dois Logan, entre outras. A Toyota lançou cinco opções do SW4, quatro do Corolla e 14 do Etios, entre sedã e hatch, sendo 23 no total.
Outra marca que abusou dos lançamentos foi a Ford, com 12 versões da picape Ranger e oito do Ecosport. A Mercedes lançou nada menos do que 16 versões da van Sprinter, entre as várias opções de configuração: furgão, longa de teto baixo e extra longa.
Volkswagen, Ssangyong, Jaguar e Mitsubishi lançaram oito carros cada uma; GM sete, Peugeot e Audi seis, BMW e Citroën cinco, Porsche e Kia quatro cada, Suzuki três, Honda, Lifan, Caoa Chery e Caoa dois cada uma e com uma novidade a JAC e a Lexus.