Mercedes-benz vai lançar concorrente do Uber na Europa

Montadoras investem em parcerias com empresas de economia compartilhada

MERCEDES

Sistema já responde por quase um milhão de corridas por mês em Nova York, Chicago e Washington (Foto: Pexels)

A Daimler, do grupo Mercedes-Benz, vai expandir começar a oferecer seu serviço de transporte compartilhado na Europa para concorrer com o Uber. O projeto deve começar por Londres, mas será estendido a outras cidades europeias em seguida, como a alemã Stuttgart, onde fica a sede da Daimler. O sistema, em parceria com a startup Via Transportation, já responde por quase um milhão de corridas por mês em Nova YorkChicago e Washington.

Segundo pessoas próximas, a Viapretende levantar US$ 200 milhões para financiar a expansão. A Daimler será o investidor líder do projeto, mas não foi informado o valor do negócio.

— Ofertas de transporte compartilhado oferecem muitas maneiras novas de tornar o tráfego nas cidades mais eficiente e sustentável. Via é um dos fornecedores de maior sucesso no setor de economia compartilhada, enquanto a Mercedes-Benz Vans tem os veículos perfeitos.

Fabricantes de automóveis estão ampliando investimentos em parcerias com empresas que oferecem novos serviços na medida em que consumidores urbanos mostram menos interesse em ter um carro. No mês passado, a Toyota investiu no Grab, principal operador de transporte compartilhado no sudeste da Ásia, um ano após comprar uma pequena participação no Uber.

Oferecer corridas em carros como Mercedes Vito e V-Class vai impulsionar os serviços da Daimler para além da venda de veículos. O serviço do Via opera pela conexão de passageiros que vão para a mesma direção, permitindo que um veículo. O lançamento foi em 2013, em Nova York. Usuários solicitam uma carona pelo aplicativo, e um algoritmo encontra um veículo que segue na mesma direção.

Em comunicado, o diretor-executivo da Via, Daniel Ramot, afirmou que a combinação da tecnologia da Via com Mercedes-Benz Vans foi “ideal dentro de nossa visão de oferecer viagens compartilhadas de forma eficiente, acessível financeiramente, sustentável e conveniente para todos os lugares”.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.