Mitsubishi Motors: única montadora com veículos 100% customizados

Mitsubishi Motors: única montadora com veículos 100% customizados in house.

Carros adaptados são feitos na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO),  única no Brasil que fabrica veículos totalmente customizados. A unidade completa 25 anos em 2023 e emprega cerca de duas mil pessoas. 

Há 25 anos a fábrica da HPE, empresa que representa oficialmente as marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos, era inaugurada na cidade de Catalão, no interior de Goiás. Em todos esses anos, mais de 800 mil veículos de ambas as marcas saíram das linhas de montagem e viraram sinônimos de robustez, resistência e oferecem a clientes de todo o Brasil a possibilidade de um estilo de vida 4×4, mais conectado à natureza, mais propício às grandes viagens de forma confortável e segura. Os modelos também são considerados um excelente instrumento de trabalho para o agronegócio, mineradoras, além de diversos outros tipos de uso extremos.

Mais do que produzir veículos de qualidade, a fábrica da HPE é a única no Brasil que fabrica dentro de suas linhas de montagem veículos totalmente customizados destinados a atender aos mais diferentes tipos de necessidades.

Um exemplo disso são os veículos totalmente adaptados para competição.

Como é o caso dos modelos que disputam há quase 25 anos a Mitsubishi Cup, que são 100% customizados em Catalão. Além deles, modelos destinados a mineradoras, empresas de energia e construção – cujas estruturas são totalmente reforçadas por conta das condições severas de uso –, viaturas policiais, do Corpo de Bombeiros, além de órgãos governamentais de todas as instâncias, têm seus veículos Mitsubishi e Suzuki de frota totalmente adaptados para suas necessidades.

Mitsubishi Motors: única montadora com veículos 100% customizados

Diferente de modelos enviados para empresas terceiras onde são desmontados e só depois adaptados, os processos de customização realizados na fábrica da HPE são realizados ainda durante as etapas da construção do veículo em questão. Isso permite a total manutenção da garantia de fábrica, além de assegurar os mesmos níveis de qualidade de um veículo não adaptado que sai das linhas de montagem em todos os aspectos: desde estruturais até em relação à pintura e acabamentos.

Atualmente, os veículos customizados são responsáveis por uma média anual de 15% de toda a produção da fábrica – em 2022 foram mais de 3,8 mil unidades customizadas produzidas diante de 23 mil veículos Mitsubishi produzidos no ano todo (chegando a 20% de toda a fabricação). Anualmente esse número vem crescendo, em 2019, eram 1,9 mil unidades customizadas.

Dentre os acessórios que podem ser 100% customizados estão:
  • Abertura total dos vidros traseiros com descida expressa.
  • Aplicação de X-Liner na caçamba
  • Bagageiro especial tipo cesto para teto
  • Bateria auxiliar 70Ah
  • Capota de fibra com designs diversos de acordo com a aplicação
  • Carpete do assoalho e sobre tapetes especialmente revestidos em borracha
  • Compartimento de detidos (cela) ancorada estruturalmente, climatizada e monitorada
  • Estribos laterais
  • Pacote de reforços estruturais e suspensão Heavy Duty
  • Para-choques de remoção e intervenção dotado ou não de protetores de faróis e guincho
  • Protetores de transmissão / Câmbio / Tanque / Carter / ABS
  • Snorkel
  • Grafismo na carroceria de acordo com as especificações do órgão
  • Blindagem veicular
  • Escudo balístico
Customização

Dado ao amplo conhecimento e flexibilidade na implementação das adaptações diretamente na linha de produção, a HPE consegue atender de forma personalizada as necessidades de seus clientes no que tange à customização de veículos.

Como forma de manter a qualidade de seus carros especiais, independentemente da customização a ser realizada e do tipo de uso solicitado pelo cliente, a fábrica da HPE Automotores prevê uma média de tempo de produção para cada veículo. A depender da complexidade de cada um e de cada customização, o tempo varia entre 36 horas, para adaptações simples, e 80 horas para adaptações mais complexas.

Hoje, a fábrica em Catalão conta com cerca de 45 operadores autorizados para as customizações de veículos distribuídos em equipes de Body Shop, Pintura e Montagem Final. O diferencial neste quesito é a existência de uma equipe exclusiva para a montagem das adaptações desses veículos.

Etapas de customização
Compartimento de detidos (cela) é um dos exemplos de customização disponíveis na fábrica da HPE

As três principais áreas relacionadas à customização de veículos são: Body Shop, Pintura e Montagem.

Na etapa de Body Shop são realizadas as soldas de reforços e adaptações diretamente nas carrocerias, o que garante a qualidade e robustez do produto desde a primeira etapa de sua fabricação.

 

 

Já com sua estrutura totalmente adaptada, os modelos recebem componentes como estribos, quebra mato dianteiro, cela para transporte de pessoas ou animais, giroflex, rádio transmissor, snorkel, estribos, pranchas de desencalhe, entre outros “acessórios” adequados para cada tipo de veículo ainda nos processos de finalização. Muitos desses componentes são produzidos dentro da fábrica da HPE especialmente para o veículo em questão.

A maioria desses acessórios são pintados seguindo os mesmos processos de pinturas as quais as carrocerias passam, o que garantem uma cor uniforme e de qualidade. O setor de Body Shop também é capaz de criar pinturas em cores totalmente personalizadas em em tons variados dentro da mesma carroceria, caso, por exemplo, das camuflagens, produzidas de forma manual diretamente nos processos de pintura.

Nesta segunda etapa de Pintura, uma das vantagens, além das demais já citadas anteriormente, é o processo 100% manual para determinadas personalizações. Como forma de evitar desbotamentos e garantir a qualidade da pintura, o que não é possível garantir com uma adesivagem mesmo que à prova d’água e luminosidade extrema, colaboradores da HPE são designados especificamente para a customização feita à mão.

Já na última etapa dos processos, na Montagem, são realizadas adaptações elétricas dos veículos, montagens de carpetes adaptados e de componentes especiais (cela de detenção, capota de fibra, anteparo de armas, sinalizadores visuais e acústicos, radiocomunicador, quebra mato, película de proteção solar entre outros), além da colocação de grafismos.

L200 Triton Savana – uma picape brasileira

A alta capacidade de customização presente na fábrica da HPE em Catalão permite que versões dos veículos Mitsubishi e Suzuki sejam criadas especialmente para o mercado brasileiro.

É o caso da linha L200 Triton Savana. Apresentada pela primeira vez em 2004, a picape traz apelo totalmente focado no fora de estrada. E também é uma versão criada especialmente para atender aos mais distintos perfis de público de todas as regiões do Brasil. Desde praticantes de esportes outdoor, amantes das trilhas, profissionais do campo, entre outros.

Sua quinta geração foi lançada recentemente no mercado brasileiro. E traz acessórios como snorkel, bagageiro antirriscos, prancha de desencalhe, jogo de pneus GoodYear Duratrack exclusivos. Além de opções de cores da carroceria e detalhes no interior.

 

Mitsubishi Motors: única montadora com veículos 100% customizados in house.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.