Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho assume presidência da Caoa

Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho é o novo presidente do Grupo Caoa. O executivo, de 23 anos, assumiu o posto nesta sexta-feira (28), pouco mais de um ano após a morte do pai.

 

O empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que ficou conhecido como Dr. Carlos, fundou um dos maiores grupos empresariais do Brasil. Segundo informações publicadas em seu perfil em uma rede social, Carlos Filho ocupava o cargo de vice-presidente da companhia desde 2020.

Com isso, Mauro Correia, que era CEO do Grupo, assume a vice-presidência. Além disso, Marcio Alfonso, vice-presidente da Caoa Montadora, deixa a empresa. Assim como Ivan Witt, que era diretor-corporativo de compras. Irmão de Carlos Filho, Carlos Philippe de Oliveira Andrade, de 20 anos, mantém cadeira no conselho do Grupo. Bem como sua mãe, Izabela Molon Luchesi de Oliveira Andrade.

Aposta na eletrificação

Recém-formado na Brown University, em Rhode Island, nos Estados Unidos, Carlos Filho é apontado como responsável por uma profunda transformação no Grupo Caoa. Segundo fontes ligadas à empresa, ele vem liderando a guinada para a eletrificação. Nesse sentido, a Caoa Chery foi a primeira empresa de veículos do País a ter uma linha completa de carros eletrificados.

Caoa importa Hyundai e Subaru

Além disso, a Caoa, que também é importadora da sul-coreana Hyundai, acaba de lançar o híbrido Ioniq no mercado brasileiro. Porém, em vez de vender, a empresa oferece o modelo em um serviço de assinatura, por meio da Caoa Locadora. Da mesma forma, a companhia tem a exclusividade de importação de veículos da japonesa Subaru.

Aliás, o Ioniq é o primeiro carro trazido nesta nova fase da parceria entre o Grupo Caoa e a Hyundai. Em julho de 2021, o grupo brasileiro obteve parecer favorável à manutenção do contrato que garante o direito de importar e produzir veículos da sul-coreana no País por mais dez anos. Segundo um alto executivo da Caoa, o resultado é muito positivo para as duas empresas.

Grupo Caoa é 100% brasileiro

Carlos Filho comandará um verdadeiro império erguido por seu pai. Carlos Alberto de Oliveira Andrade era conhecido como bom negociador. Vindo de uma família de 17 irmãos, trabalhava como cirurgião quando comprou, em 1979, um Ford Landau em uma concessionária da marca em Campina Grande (PB).

Porém, a revenda quebrou e Carlos Alberto decidiu comprar a empresa, pagando barato, para compensar a perda do dinheiro do carro. Fundou ali a Caoa, que leva as iniciais do seu nome. Assim, aceitava carros usados, terrenos, cabeças de gado e até tijolos como pagamento. Logo, ganhou fama de “um doutor que fazia qualquer negócio”. Segundo ele, às vezes perdia dinheiro, mas o importante era fechar a venda.

Assim, a fama do empresário se espalhou rapidamente. Como resultado, compradores de toda a região, bem como de João Pessoa e até de Natal, iam a Campina Grande fechar negócio. Assim, não demorou para que a Ford oferecesse ao Dr. Carlos a principal concessionária do Recife. Depois, o grupo avançou para São Paulo. Em menos de seis anos, a Caoa era o maior revendedor Ford do País, nos anos 1980.

Importação

Mais tarde, ocorreu a abertura do mercado automotivo, nos anos 1990. Logo, a Caoa passou a importar e a revender carros da francesa Renault. Em seguida, se tornou importadora da japonesa Subaru e da sul-coreana Hyundai. Com o forte crescimento dos negócios, Dr. Carlos virou um ícone do setor. Sobretudo nas últimas décadas, quando a vinda de novas marcas acirrou a competição no Brasil.

Depois, o empresário passou a produzir no País os carros da Hyundai. Em 2007, investiu R$ 1,2 bilhão na Caoa Montadora de Veículos, em Anápolis (GO). Dez anos depois, pagou US$ 60 milhões pelo controle da Chery no Brasil. Como resultado, criou a Caoa Chery.

Grupo Caoa tem mais de 40 anos

Atualmente, a fábrica de Goiás produz veículos da Hyundai e SUVs da Caoa Chery. Segundo a empresa, a capacidade de produção deve chegar a 150 mil veículos por ano até 2023. Carlos Alberto de Oliveira Andrade afastou-se do comando da empresa em 2013. Porém, ele continuou ligado à companhia, no comando do conselho. Em 2017, Mauro Correia assumiu o comando executivo do grupo.

Em maio de 2019, a Caoa completou 40 anos. Na época, o empresário publicou um depoimento em que afirmava que a empresa iniciava um novo ciclo. “Comecei do nada, e a Caoa chegou onde chegou com a Ford, depois a Subaru e, mais recentemente, com a Hyundai”, afirmou. “Todos aqueles que estão ligados ao grupo Caoa sabem que não só vencemos, mas também crescemos.” O Dr. Carlos faleceu no dia 14 de agosto de 2021.

Fonte: jornaldocarro.estadao.com.br

Carlos Filho assume presidência da Caoa

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.