Coronavírus força a férias coletivas em montadoras no Brasil

Dispersão do Covid-19 já está afetando a produção de automóveis também no país, e diversas marcas já decretaram medidas de contenção

A pandemia de Coronavírus está afetando a produção de automóveis no Brasil e no mundo. No ABC paulista, uma fábrica decretou férias coletivas e outras implementaram planos de contenção. Outras medidas também são tomadas no resto do país.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Volkswagen decretou férias coletivas de 10 dias para todos os operários da fábrica a partir do dia 30 de março. Por conta de um feriado, o intervalo no trabalho vai até o dia 13 de abril.

Nas fábricas da Toyota, Mercedes-Benz e Scania na região, outras medidas estão sendo adotadas para conter o Coronavírus. Funcionários com mais de 60 anos e grávidas não precisam comparecer ao trabalho.

Enquanto isso, funcionários de setores administrativos das quatro fabricantes estão trabalhando de casa.

Mais decisões podem ser tomadas nos próximos dias, em um cenário que permanece imprevisível devido à dispersão do Coronavírus.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) afirma que as empresas ainda estão decidindo como agir perante a pandemia. “As ações estão sendo avaliadas no momento e serão divulgadas em breve”, afirma o órgão, em nota.

Coronavírus e fábricas de outras regiões

Em outras localidades, considerando que o epicentro brasileiro está em São Paulo, medidas mais brandas estão sendo tomadas. Nas plantas da FCA em Betim (Minas Gerais) e Goiana (Pernambuco), foi implementada uma distância mínima de dois metros entre os trabalhadores.

Assentos foram reduzidos em 50% nas áreas de convivência, como restaurantes. Também foi ampliada a permissão para certos trabalhos serem feitos remotamente, quando possível.

A FCA também cancelou todos os seus eventos presenciais devido ao Coronavírus.

Greves e paralisações no mundo

Globalmente, funcionários estão entrando em greve enquanto sindicatos pressionam as empresas por atitudes de preservação da saúde de seus funcionários.

Nos Estados Unidos, o sindicato nacional United Auto Workers encorajou funcionários da General Motors, Ford e FCA a interromperem o funcionamento de fábricas em todo o país.

As três grandes fabricantes de Detroit negociaram um período de 48 horas para tomar decisões de contenção ao Coronavírus nos locais. Esse prazo acaba hoje.

No Canadá, uma fábrica da Fiat Chrysler Automobiles ficou sem funcionar por 24 horas após os funcionários se recusarem a trabalhar, na semana passada.

Em outra fábrica da mesma companhia, em Indiana (EUA), um funcionário testou positivo para o COVID-19. O local permanece em funcionamento.

Coronavírus na Europa

Na cidade de Vitoria, na Espanha, uma fábrica da Mercedes-Benz com cerca de 5 mil funcionários entrou em greve na segunda-feira. Foi identificado um caso positivo de Coronavírus no local, e diversos outros suspeitos, que ficaram em quarentena.

A marca, que produz vans no local, não suspendeu o funcionamento, levando os operários à paralisação.

Outras fábricas automotivas do velho continente serão fechadas devido à pandemia viral. Na Europa, o contágio da doença alcança mais pessoas que nos Estados Unidos, e a Itália já é o segundo maior foco do mundo.

O Grupo Volkswagen, Ford, PSA (Peugeot Citroën), Nissan, FCA, Ferrari, Renault e Daimler estão interrompendo o funcionamento de suas principais plantas na região por tempo indeterminado devido ao Coronavírus.

Permanecem em funcionamento as fábricas de alguns países.

FONTE: AutoPapo – R7

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.