Fiscalizações de trânsito aplicaram 655 multas e apreenderam 289 veículos em um mês
Mais de dois mil motoristas foram abordados durante as operações integradas de fiscalização de trânsito realizadas no mês de janeiro pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).
Nas ações foram lavrados 655 Autos de Infração de Trânsito, 289 veículos foram removidos, 23 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e 181 Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) recolhidos.
As operações integradas entre o Detran-MT, Polícia Militar e Semob acontecem diariamente em pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande, em horários alternados, com base em levantamento dos locais com maior incidência de infrações e acidentes de trânsito.
Durante a ação são realizados barreiras e bloqueios (blitz) nos quais os agentes orientam motoristas e verificam as condições de circulação dos veículos que possam colocar em risco a segurança no trânsito de toda a coletividade.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destaca que as ações de fiscalização é uma das prioridades da atual gestão, com foco na redução dos acidentes de trânsito, regularização da frota de veículos automotores em circulação e, principalmente, na mudança de comportamento dos motoristas em relação à segurança no trânsito.
Além da documentação do veículo e do condutor, os agentes também verificam as condições básicas de conservação, os equipamentos obrigatórios de segurança e a condição de trafegabilidade do veículo.
O agente da autoridade de trânsito ao constatar o cometimento da irregularidade, deve lavrar o Auto de Infração de Trânsito e aplicar a medida administrava, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e demais normas vigentes na legislação brasileira.
Por muitas vezes, as ações de fiscalização de trânsito não são bem compreendidas pela população, sendo avaliadas apenas pelo viés punitivo.
“Entretanto, elas têm como principal e único objetivo salvar vidas. Ignorando as leis de trânsito, o condutor coloca em risco a sua própria segurança e de outras pessoas”, destaca o diretor-executivo do Detran-MT, José Eudes Malhado.
Além das operações diárias realizadas com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Semob, a Gerência de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT também atua nas operações integradas com as demais forças de Segurança Pública do Estado e Federal, dentre elas a Operação Lei Seca Mato Grosso, consolidada como política de segurança estadual com foco na redução de acidentes envolvendo bebida e direção.
FONTE: O Documento