Gestão de compras e suprimentos como aliada das frotas
Parceria de sucesso: uma boa relação entre o gestor de frotas e a área de compras e suprimentos é essencial!
A gestão de frotas une uma série de atividades, como manutenção, documentação, abastecimento e entre outras. Por isso, é fundamental para o profissional responsável pelo setor, o gestor de frotas, manter bons relacionamentos com departamentos estratégicos, para que assim, alcance melhores resultados e reduza custos.
Um dos setores estratégicos que o gestor de frotas precisa conhecer a fundo é o de compras e suprimentos. Neste artigo, vamos te ajudar a saber qual a diferença da gestão de suprimentos e da gestão de compras, além da importância delas para manter um bom ritmo na operação das frotas. Confira!
Gestão de compras x Gestão de suprimentos: qual a diferença?
Compras – acionado quando a empresa precisa comprar algum produto, o departamento de compras vai à procura de fornecedores para fazer a aquisição. É considerada uma área mais específica do que a de suprimentos.
Suprimentos – o setor é responsável por fazer uma busca pelo maior número de fornecedores possíveis, para buscar por melhores preços ou maiores descontos. O que é comprado pelo setor de suprimentos, diferente do de compras, são mercadorias ou serviços que são necessários para o bom funcionamento da empresa.
Os dois setores são fundamentais para qualquer organização, já que o controle das compras é essencial para não deixar o caixa no vermelho. Por isso, ambas as áreas precisam atuar de forma estratégica, com muito planejamento e sempre em parceria com bons fornecedores.
Sendo assim, é importante que sejam levados em consideração três pontos na hora de escolher fornecedores: preço, prazo e confiança. E é neste momento que o gestor de frotas precisa conversar com os responsáveis pela gestão de compras e suprimentos e mostrar quais são as verdadeiras necessidades da frota, e quais fornecedores atendem ou não a estas. Por exemplo: o gestor de frotas que optar pela terceirização, precisa conhecer muito bem os serviços que são ofertados pelas locadoras e entender qual atende às suas expectativas. Afinal, só o responsável pela frota sabe que terceirizar sua frota com uma boa empresa irá reduzir custos e até aumentar a produtividade de seus colaboradores, já que eles poderão focar no core business.
A LeasePlan sabe a importância da parceria entre o setor de frotas e o setor de compras e suprimentos. Por isso, estamos à disposição para apresentar as soluções que a LeasePlan tem. Converse com nossos consultores especializados e saiba como otimizar o trabalho de cada departamento da sua empresa.