HB20 e Fox BlueMotion vencem teste Mauá de consumo 2013

tricilindricos_abre

Equipados com motores de três cilindros, compactos foram os mais econômicos nas medições do Instituto Mauá de Tecnologia

Ainda pouco populares no Brasil, os motores de três cilindros vêm mostrando que possuem atributos para conquistarem o consumidor brasileiro. Modernos e dotados de recursos, como comandos variáveis de válvulas, esses propulsores foram desenvolvidos para favorecer a economia de combustível e, em breve, farão parte das gamas de modelos populares de praticamente todas as fabricantes de automóveis.
 
Essa tendência de motorização começou por aqui com o sul-coreano Kia Picanto – na verdade os modelos da DKW já utilizavam um bloco tricilíndrico de dois tempos do final da década de 1950 a meados dos anos 1960 – e foi passada às versões de entrada do nacional Hyundai HB20, lançado em 2012.
 
Neste ano, foi a vez da Volkswagen introduzir o motor EA211 de 1.0 litro de 12 válvulas ao Fox BlueMotion. Esse propulsor será utilizado no compacto Up!, que chega ao mercado brasileiro em 2014 e, posteriormente, às linhas Gol e Voyage. As demais montadoras também trabalham no desenvolvimento de seus motores de três cilindros a fim de ficarem alinhadas com a concorrência.
 
A eficiência energética desses motores pode ser comprovada nas medições feitas pela equipe de engenheiros do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), que realiza os testes sempre no mesmo local e sob as mesmas condições em todos os casos.
 
Utilizando os resultados de todas as avaliações feitas em 2013, o Carsale elaborou um ranking com os carros mais econômicos do ano. O resultado final mostra que os modelos com as melhores marcas de consumo urbano e rodoviário – abastecidos com etanol – são equipados com motores de três cilindros.
 
Em 2013, o campeão de economia em percurso urbano foi o Hyundai HB20, equipado com o bloco 1.0 de 12 válvulas, que registrou 10,20 km/l. Em trecho rodoviário, a primeira colocação ficou com o Volkswagen Fox BlueMotion 1.0 12V, que atingiu a marca de 14,40 km/l.
 
Confira na tabela abaixo os cinco melhores colocados nos testes de consumo do IMT em 2013. Vale lembrar que em todas as medições os carros estavam abastecidos com etanol.
 
 
 
Teste: Instituto Mauá de Tecnologia
11 4239-3092 / www.maua.br
 
Fonte: UOL.com

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.