Locação de veículos elétricos e híbridos já é realidade no Brasil

O Estado de S. Paulo

 

Embora a eletrificação pareça ser um caminho inevitável da mobilidade urbana, ainda existem muitos mitos sobre os carros elétricos e híbridos. Sem falar no alto preço dos poucos modelos disponíveis no Brasil, atualmente.

 

Mas quem procura uma maneira mais “limpa” de se locomover e ainda tem receio quanto ao desempenho e à autonomia desse tipo de veículo, agora, pode alugar um automóvel plug-in para experimentar. De olho nesse nicho, as locadoras de veículos estão investindo em frotas de modelos híbridos e elétricos também para o consumidor final.

 

Desde novembro, a Movida possui uma frota de 70 unidades do Nissan Leaf para locação de curto prazo. “Já contávamos com uma grande frota de híbridos e elétricos para o segmento de B2B. Escolhemos o Leaf por ser um veículo premiado pela sua tecnologia e com perfil urbano. Ele tem 240 quilômetros de autonomia e pode ser utilizado nas cidades onde já há mais postos de eletrificação”, explica Jamyl Jarrus, diretor executivo comercial e de marketing da Movida.

 

O hatch totalmente elétrico tem 111 kw (149 cv) de potência e está disponível em lojas do Rio de Janeiro (RJ) e da capital paulista, além de Guarulhos, São Caetano e Campinas, no Estado de São Paulo. Segundo Jarrus, a procura pelo Leaf tem sido alta, assim como a demanda por informação sobre os elétricos.

 

Para isso, a equipe da Movida recebeu treinamento especial para trabalhar com a frota eletrificada. “Também há um QR Code no carro, que leva a uma seção de perguntas e respostas para tirar as dúvidas dos clientes”, comenta o executivo.

 

Boa aceitação 

 

A tarifa de locação do hatch elétrico é equivalente a um modelo a combustão do mesmo porte e segmento. A vantagem é que não há gasto com combustível e não é preciso encher o tanque antes da devolução. “Solicitamos que o cliente devolva o Leaf com, pelo menos, 60% de carga para facilitar a operação. Mas, caso não seja possível, não existe cobrança adicional”, explica Jarrus.

 

A empresa tem planos de ampliar a oferta de veículos elétricos a outras localidades. “Nosso objetivo é acabar com o medo do novo e desmistificar o uso do carro elétrico”, conclui.

 

A Unidas, segunda maior locadora de automóveis do Brasil, também ampliou seus investimentos em mobilidade sustentável no País com a aquisição de 20 unidades do hatch elétrico BMW i3 BEV Full. Disponível para locação desde janeiro, inicialmente na cidade de São Paulo, em sete lojas na capital, e no aeroporto de Guarulhos.

 

Com autonomia de 350 quilômetros e motor com 125 kw (170 cv) de potência, o BMW i3 vem se juntar ao Volkswagen Golf GTE (híbrido) e ao Renault Kangoo ZE Maxi, este disponível apenas para frotas corporativas desde o início de 2020. Modelos mais luxuosos e potentes, como o Audi e-tron e o Jaguar ipace, também são oferecidos a empresas ou nos planos de assinatura.

 

“Nossa iniciativa vai ao encontro da filosofia de muitas empresas de migrar para uma frota eletrificada”, declarou Breno Davis Campolina, head de frotas e projetos da Unidas. De acordo com o executivo, a aposta está dando certo e a aceitação tem sido surpreendentemente grande.

 

O sucesso motivou a empresa a investir no segmento de Rent a Car (pessoa física) com a aquisição do BMW i3. “Nosso objetivo é ampliar a frota e os locais, mas o catálogo de modelos disponíveis no Brasil ainda é restrito”, diz ele.

 

A Unidas também firmou uma parceria com a EDP, empresa do setor elétrico, para oferecer soluções aos segmentos corporativo e de pessoa física. Além de preparar as lojas da Unidas com pontos de recarga, a EDP fornece um cartão para que o cliente possa recarregar o BMW i3 em pontos públicos, caso não tenha uma tomada de 220 V disponível. (O Estado de S. Paulo/Arthur Caldeira)

FONTE: DANA

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.