Locadoras vão às compras e salvam o setor automotivo!

Com o melhor resultado dos últimos 43 meses, o setor automotivo entrou em uma nova onda de prosperidade. Será???

Caro leitor, digníssima leitora: encerrado o mês mais longo do ano (aquele que possui 128 dias), o resultado para o setor automotivo foi incrível!

O mês de agosto encerrou com quase 240 mil carros vendidos, o que gerou um crescimento de quase 15% sobre o mês passado (julho – 208,5 mil). Mas não foi só isso:

Esse resultado do mês de agosto, FOI O MELHOR DO ANO! Aquela máxima de que: ”agosto é mês de desgosto”, não colou no setor automotivo.

E ainda tem mais:
O resultado deste mês foi a melhor marca dos últimos 43 meses! Melhor que isso, só no longínquo janeiro de 2015, quando foram vendidos 243 mil carros. A gente quase chegou lá …

Lógico que ainda falta um longoooooooooo caminho até “tentarmos” bater o recorde histórico de vendas, que foi, também, em agosto, no ano de 2012, quando foram vendidos 406 mil carros.

E éramos tão inocente na época … A Dilma estava no segundo ano do mandato e, nós, pela trilionésima vez, acreditávamos que o Brasil iria decolar; que seríamos hexa campeões no Brasil, entre mais uma infinidade daqueles “sonhos de uma noite de verão”.

Voltando para a nossa realidade rodriguiana: “a vida como ela é”

Gente, esse crescimento nas vendas tem nome e sobrenome – na verdade, são vários nomes, tipo: Unidas; Localiza, Movida … aí, fica a seu critério!
Quase metade das vendas são feitas para PJ. Se neste ano, o mercado está crescendo mais de 14%, esse crescimento é justificado pelas vendas a PJ que estão com evolução de 22% contra 9%, das vendas feitas para a “caboclada” como nós …

 

 

E o que o pessoal das locadoras tem a ver com isso?

A maioria das locadoras estão sediadas em BH. E, nos últimos anos (2015 em diante), elas perceberam que, como a economia estava indo para o buraco, precisavam “diversificar” as suas atividades. E nada mais natural do que revender carros (o trabalho das concessionárias). E aí, a grande “Belzonte” corresponde por quase 15% de todos os carros que são vendidos.

 

 

Além disso, alguns produtos são feitos/desenhados especificamente para elas.

Se você der uma “googlada” para saber quais são os carros mais vendidos, em primeiro lugar vai aparecer o Onix da GM. E ele realmente é! Mas não é!

Esse é um carro onde o maior volume vai para os frotistas.

Vou exemplificar melhor, usando o segmento de Sedan Pequeno, onde a grosso modo temos 13 grandes players.

Este segmento está crescendo 18,6% no ano. Mas é um dos nichos favoritos para os frotistas. A venda deste tipo de carro (para frotistas) está em crescimento de 30%. Reles mortais, como eu, estão comprando. Mas não com o mesmo apetite!

E alguns modelos são quase que exclusivamente para eles. Se você olhar abaixo, verá que 81% das vendas do Renault/Logan é para frotistas. Assim como quase 80% dos VW / Voyage; 60% dos Nissan/Versas e do Ford/Ka Sedan. Até os carros recém lançados, como o VW /Virtus e Fiat/Cronos já venderam quase 35% dos seus veículos para eles.

Menção honrosa: Os japas da Toyota, que não gostam muito de entrar nesta brincadeira.

 

 

Não gosto de colocar água no chopp de ninguém – mas, imagina só se as locadoras decidirem não mais comprar carros das montadoras: as vendas diretas são 45% do que HOJE já é vendido.

Você pode ver abaixo, o quanto cada montadora depende desse tipo de agiotagem!

 

Fonte: InfoMoney |  EM BLOGS / CARROS / O-MUNDO-SOBRE-MUITAS-RODAS –

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.